Bahia

No Dia do Planejamento Familiar CEPARH realiza evento comemorativo

O Centro Médico Elsimar Coutinho Day Hospital (CEPARH), através da sua presidente Charlotte Coutinho, realizou, na manhã desta quarta-feira (18), um evento comemorativo pela instituição do Dia do Planejamento Familiar no município, data em que Prof. Dr. Elsimar Coutinho faria aniversário.

Realizado no auditório do CEPARH, na Federação, o evento contou com diversos momentos especiais. Durante a abertura, foi entoado o Hino Nacional e, em seguida, o Hino da Cidade de Salvador, e exibido um vídeo com trechos de entrevistas e partes da trajetória de Dr. Elsimar. Também foram realizadas algumas homenagens, entre elas a presidente do Ceparh e filha de Dr. Elsimar, Charlotte Coutinho, recebeu um buquê de flores da assistente social do Centro, Lúcia de Fátima.

Em sua fala, Charlotte destacou que a viabilização do planejamento familiar é de suma importância e pontuou que os cartórios brasileiros contabilizaram neste ano o maior número de bebês registrados apenas com o nome da mãe. “Esses dados reforçam a importância de promover a educação sobre o planejamento familiar. Seguimos cumprindo essa missão sustentados pelo Ceparh – com toda a excelência de infraestrutura, parque tecnológico de ponta e médicos maravilhosos. Assim contribuímos com uma sociedade mais justa e feliz. Meu pai deixou legado para tantas pessoas, é uma honra marcar essa data, aniversário dele e Dia do Planejamento familiar”, destacou.

Ela relembrou que, desde jovem, ele iniciou essa luta, e enquanto farmacêutico e médico, se empenhou em criar métodos anticoncepcionais para proteger e dar empoderamento a mulher, para que ela pudesse escolher quando ter um filho.  “Isso começou há muitos anos, quando o Ceparh ainda era na Climério de Oliveira. Graças a Deus, estamos levando esse legado adiante. Esperamos que, cada vez mais, possamos ajudar a população, mesmo os analfabetos, ensinando e educando sobre como prevenir uma gravidez indesejada e escolher o método anticoncepcional”, completou.

Já o CEO do grupo empresarial Elsimar Coutinho, Fred Benzaquen Costa, destacou que o aniversário do Prof. Elsimar é sempre um dia feliz. “O céu deve estar em festa, porque ele é uma pessoa merecedora de tudo que conquistou. Essa questão do planejamento é algo que ele passou a vida brigando, defendendo com unhas e dentes- inclusive, com muita oposição, porque, em épocas anteriores, não era algo que interessava”, disse.

Também esteve presente no evento o vereador Marcelo Maia, autor da Lei Nº 9.635/2022, que instituiu o Dia Municipal do Planejamento Familiar em Salvador. Ele contou sobre as dificuldades sofridas por sua família por não terem tido planejamento familiar e elogiou a luta de Dr. Elsimar. “Ele não passou em vão pela vida. Fez mais do que deveria”, disse. O vereador também contou sobre a iniciativa de instituir a data. “Foi algo que surgiu da necessidade latente da sociedade acerca desse tema. Nós, que fazemos um trabalho próximo a comunidades carentes, vemos meninas de 12 ou 13 anos já mães, gerando filhos. Essa situação gera várias outras, como o desemprego, crescimento desordenado, uma infinidade de problemas sociais, que são fruto da falta de planejamento familiar, ressaltou. Para ele, a data passa a integrar o calendário como uma forma de fortalecer a luta do Ceparh, e o legado deixado pelo professor Elsimar. “Certamente, no próximo ano, teremos diversas atividades dentro deste dia”.

Também presente, o secretário municipal de saúde de Salvador, Décio Martins, ressaltou a importância da conscientização da população sobre o tema. “Nós temos na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um contrato com o Ceparh que envolve a laqueadura, histeroscopia e vasectomia. Temos na nossa rede a distribuição de preservativos, não apenas para prevenir as ISTs, mas também para controle do planejamento familiar”, destacou.

André Oliveira

Já o deputado estadual e ex-secretário municipal de saúde, Leo Prates, destacou que a instituição do Dia do Planejamento Familiar foi uma iniciativa valorosa e ressaltou a importância e contribuição do Dr. Elsimar para a temática. “Quando vemos a fala de muitos políticos sobre os problemas das indústrias clandestinas de aborto, lembramos de Elsimar Coutinho, dizendo que nós temos que prevenir, fazer planejamento familiar. Por isso, Salvador ampliou e investe na parceria com o Ceparh, para evitar que as mulheres não engravidem quando não querem.  E que, com isso, as crianças que venham ao mundo tenham uma vida mais digna e justa. Acho que esse é o grande legado de Elsimar Coutinho: planejar para vivermos melhor”.

O secretário municipal de educação de Salvador, Marcelo Oliveira, destacou a missão de Dra. Charlotte na condução do futuro do Ceparh e parabenizou a iniciativa. Ele também falou dos desafios da educação municipal, em especial a gravidez precoce. “Essa questão é a que nos chama mais a atenção, porque são meninas que abandonam as escolas para cuidar de outras crianças. Por isso, peço a Deus que o Ceparh continue cumprindo sua missão, com a luz da memória de Dr. Elsimar Coutinho”.

O vereador Pedro Godinho, que era amigo de Dr. Elsimar, pontuou que o Ceparh reforça uma das áreas mais importantes em que o Brasil pode investir, que é o planejamento familiar. “Digo isso há 40 anos em apoio à luta do Prof. Elsimar Coutinho. Acho que, sem isso, o Brasil não sai do lugar. Hoje, a questão da gravidez na adolescência é muito grave. O planejamento deve fazer parte do hall de medidas para que o Brasil tenha paz e segurança”, enfatizou.

Sobre o Dia municipal do Planejamento Familiar

Em 4 de abril de 2022, a Lei Nº 9.635/2022 oficializou o Dia Municipal do Planejamento Familiar em Salvador, que passou a ser comemorado em 18 de maio, mesma data em que o Prof. Dr. Elsimar Coutinho nasceu. Com a Lei, o Planejamento Familiar passou a ser considerado um conjunto de ações que tem o objetivo de ajudar a mulher, o homem ou o casal a planejar ou controlar o nascimento de seus filhos, o intervalo entre gestações visando suas necessidades.

Além disso, neste dia, o município também poderá contribuir com ações e outros eventos que estimulem o Planejamento Familiar, gerando impactos positivos na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo