EsportesMundo

Newcastle United: Uma temporada de dificuldades ou de fracasso?

A temporada 2023-24 tem sido uma montanha-russa para o Newcastle United, levantando questões sobre se o clube não teve um desempenho abaixo do esperado, apesar dos investimentos significativos feitos pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita após sua aquisição em outubro de 2021.

Depois de um início promissor sob o comando de Eddie Howe, os Magpies se encontram em 10º lugar na Premier League e foram eliminados da fase de grupos da Liga dos Campeões – um forte contraste com suas conquistas na temporada anterior.

Com os Geordies se tornando menos favoráveis nas previsões desta aposta esportiva a cada semana, vamos dar uma olhada no que aconteceu no nordeste até agora nesta temporada.  

Sucesso inicial

Howe assumiu as rédeas do impopular Steve Bruce, com a equipe em 11º lugar, logo após a aquisição, e rapidamente causou impacto, levando o Newcastle a um respeitável sexto lugar. 

As coisas melhoraram ainda mais na última campanha, quando os Magpies terminaram em quarto lugar e garantiram a vaga na Liga dos Campeões pela primeira vez em duas décadas, além de terem chegado à final da Copa da Liga, perdendo para o Manchester United. 

No entanto, a trajetória foi aparentemente ascendente e os torcedores do Newcastle ficaram com a esperança de um sucesso contínuo. 

As dificuldades desta temporada

Com base nos últimos dois anos, esperava-se muito do Newcastle nesta temporada, e eles estavam entre os favoritos para outra vaga na Liga dos Campeões entre os aposta.

No entanto, a atual temporada talvez tenha apresentado desafios para os quais Eddie Howe e a diretoria do Newcastle não estavam devidamente preparados. 

No momento em que este artigo está sendo escrito, os Magpies estão em 10º lugar na Premier League, uma posição que pode levantar suspeitas, considerando o talento e os recursos à disposição do clube. 

O Newcastle também foi recentemente eliminado da Liga dos Campeões na fase de grupos, terminando em último lugar na classificação, atrás de Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain e AC Milan.

Isso significa que a equipe de Howe nem sequer cairá para a Liga Europa na fase de mata-mata da competição de segundo nível da Europa, o que só aumenta a decepção no nordeste. 

Lesões e profundidade do elenco

É sem dúvida difícil classificar o Newcastle como um time de baixo desempenho nesta fase, pois um dos principais fatores que contribuem para suas dificuldades é o calendário exigente. 

Muitas vezes, o time teve de conciliar dois jogos em uma semana, e as lesões atormentaram a equipe, com jogadores importantes como Harvey Barnes e Sven Botman afastados desde setembro. 

A ausência de figuras influentes, juntamente com a indisponibilidade de vários outros jogadores do time titular – seja por lesão ou suspensão, como Sandro Tonali – tem sido evidente, como quando o time perdeu para o Bournemouth em novembro sem 11 titulares.

Investimentos suficientemente bons? 

O investimento substancial do PIF na aquisição de jogadores nos últimos dois anos foi inteligente e reflete a ambição do clube de competir no mais alto nível. 

No entanto, os desafios da atual temporada, tanto em termos de resultados quanto de desgaste físico do elenco, levam a questionar se os fundos foram gastos com sabedoria e se o elenco tem profundidade suficiente para lidar com as exigências do futebol de primeira divisão. 

O exemplo mais recente disso é a lesão sofrida por Nick Pope. O goleiro titular do Newcastle parece estar fora da maior parte do resto da temporada depois de deslocar o ombro, e Howe agora tem dois goleiros abaixo da média, Martin Dúbravka e Loris Karius. 

Portanto, é preciso gastar mais dinheiro em janeiro para melhorar as opções entre os goleiros. 

A temporada do Newcastle United tem sido, sem dúvida, um teste de resistência.

Embora as lesões e o calendário congestionado tenham desempenhado seu papel, surgem dúvidas sobre o fato de o clube não ter se saído bem, considerando os investimentos significativos feitos e as altas expectativas estabelecidas pelo sucesso da temporada anterior.

À medida que a campanha avança, resta saber se Howe e sua equipe podem superar esses desafios e provar que esse período é apenas um contratempo temporário no caminho para o sucesso contínuo.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo