EntretenimentoSalvador e RMS

MURAL (Movimento Urbano de Arte Livre) em Salvador divulga selecionados

Os quatro artistas que farão parte da segunda edição do MURAL (Movimento Urbano de Arte Live) foram divulgados pela organização do projeto. São eles o “DoisDetalhes”, assinatura conjunta dos artistas Tiago Ramsés e Ananda Santana; Stella Bosini; Anderson Santos e Oliver Dórea. Eles foram selecionados pelos curadores do MURAL, o professor, artista e Doutor em Artes Visuais pela UFBA, Zé de Rocha e a jornalista e produtora cultural, Vanessa Vieira, também idealizadora do projeto. Agora, irão realizar quatro (04) grandes obras de arte, complementando os 10 murais da primeira edição, realizada em 2016.

“DoisDetalhes”, dos artistas Ananda Santana e Tiago Ramsés, atua há quatro anos na cena artística baiana, com influências marcantes de ilustrações, design, stencil e grafite. Os dois tem trabalhos bem distintos. Ananda mostra a representatividade da mulher negra desenhando seus rostos e Tiago trabalha com estênceis e muitas folhas coloridas. Stella Bosini nasceu na Itália, é artista plástica, pintora, ilustradora, muralista e tatuadora. Já morou na Irlanda, Espanha, Colômbia e Brasil. Em Salvador, vive desde 2012 e além de trabalhos no carnaval, também é muralista em terreiros de candomblé. Riqueza e variedade dos povos, e o papel da mulher são algumas das influências temáticas.

Anderson Santos é pintor e desenhista. Sua obra é resultado do trabalho com óleo sobre tela, cartão, madeira, grafite, carvão sobre papel e também pintura e desenho digital. Mestre em Artes Visuais pela UFBA, expôs nas principais capitais brasileiras e participou da Expoarte em Milão, em 2015 e da Esposizione Triennale delle Arti Visive, em Roma. Oliver Dórea é autodidata, iniciou suas atividades ainda criança. Fez sua primeira exposição aos 10 anos de idade. Atuante nas áreas de artes plásticas, grafite e também como professor de arte do ensino fundamental, desenvolve projetos e experimentações artísticas de técnicas mistas, desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, cerâmicas e instalação artística. Suas obras também estão espalhadas em assentos de ônibus pela capital baiana, fazendo grande sucesso entre os passageiros.

Os quatro selecionados vão iniciar a execução dos murais durante este mês de março com previsão de término em abril, com a temática “Separado é Tudo Junto”. O tema desta segunda edição foi inspirado na expressão “Tudo junto é separado e Separado é Tudo Junto”, utilizando a arte como ferramenta que proporciona sentimento de união e acolhimento, diante de um cenário tão difícil, mas que sempre tenha um caráter atemporal.

O MURAL é uma realização da Trevo Produções, e esta segunda edição é um projeto contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal. Todos os detalhes sobre os artistas selecionados, as fotos e vídeos da primeira edição e o cronograma desta, estão no site www.projetomural.art.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo