AmargosaCidadesDestaqueVale do Jiquiriçá

Morre jovem amargosense, vítima da Covid-19 nesta quarta

Faleceu nesta quarta – feira (03) o jovem amargosense Jailton Almeida Viriato Barbosa, de 33 anos. Ele estava internado em hospital de Salvador há alguns dias, após contrair a covid-19.

Ele era muito conhecido em Amargosa, atualmente residia em Salvador e era professor na rede municipal e estadual de ensino.


Jai, como era conhecido, era estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, e conversou com a reportagem da Criativa em junho de 2019 para falar de uma pesquisa aprofundada sobre um futuro livro da região, sobretudo sobre familiares de Amargosa e São Miguel das Matas.


De acordo com informações de amigos, a previsão da chegada do corpo de Jailton é para as 20hs, vindo por Santo Antonio de Jesus. A igreja Santa Rita está organizando uma despedida em forma de carreata lá nas casas populares a partir das 19:30 em Amargosa.

Da Redação Criativa On Line


A Universidade Federal da Bahia publicou uma nota de pesar pela morte do estudante Jailton:

Em nome da comunidade da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, lamentamos o falecimento do estudante Jailton Almeida dos Santos Barbosa, ocorrido hoje, 03 de março de 2021, aos 34
anos. Nascido em Amargosa, cursava Arquitetura e Urbanismo no curso Diurno, manifestando carinho e desejo de aprendizagem através das suas posturas em sala de aula. Atento, contribuia com as aulas e pesquisas sempre reflexões repletas de curiosidade e inquietações, respeitosamente partilhadas e informadas pelo seu desejo de conhecimento, sua trajetória pessoal, seu amor por Amargosa e pela experiência de residir longe de casa, na cidade grande, para realizar sua graduação. Cuidadoso com todxs ao seu redor, colegas, professorxs e tecnicxs, nutria o desejo de escrever um livro sobre sua cidade natal, caminho que trilhava enquanto refinava sua habilidade no labor da pesquisa acadêmica com competência, dedicação e zelo. É com
pesar que nos despedimos hoje do querido Jailton, cuja vida foi interditada pela pandemia da covid-19.

Consternadxs e entristecidxs, externamos sinceros sentimentos de solidariedade e condolências aos seus familiares, colegas e amigxs.

Sergio Ekerman
Diretor da Faculdade de Arquitetura da UFBA

Gabriela Leandro Pereira
Núcleo de Teoria, História, Projeto e Planejamento/Congregação FAUFBA

Ana Fernandes
Grupo de Pesquisa Lugar Comum


Reveja a matéria feita com Jailton em Junho de 2019:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo