Colunas

Monte ambientes como salão de jogos, ‘house bar’ e escritório gamer

Arquiteto Márcio Barreto ensina como preparar áreas personalizadas na casa.

Ter um cômodo temático nas dependências de casa é a realização de um sonho para quem gosta de criatividade e originalidade. Com o conceito do “salão de jogos” sendo explorada em produções hollywoodianas, como já apresentado no sitcom “Two And a Half Man”, a ideia de criar ambientes personalizados extrapolou os quartos e se expandiu para escritórios, salas e áreas infantis.

Projetando ambientes que remetam a bares alternativos, cassinos e cenários da cultura pop e geek, as áreas temáticas rapidamente se transformaram nos espaços favoritos das casas, entregando conforto, diversão e personalidade para os moradores. Apesar da decoração customizada estar mais presente nos quartos e cômodos infanto-juvenis, retratando sagas como Harry Potter, Star Wars, princesas e super-heróis, espaços como varandas, escadas, estantes, escritórios e acomodações vazias tem ganhado identidade e personalização, embora de maneira mais discreta.

Ensinando como montar cômodos temáticos, o arquiteto baiano Márcio Barreto preparou instruções para quartos de crianças, salão de jogos, ‘house bar’ e escritório gamer, tudo para o morador se sentir ainda mais à vontade em casa.

Confira abaixo:

SALÃO DE JOGOS

“Eu sugiro que comece a personalizar o local com posteres temáticos, criando uma ambientação alternativa. Outro item que não pode faltar é o ‘jogo de dardos’ preso na parede para brincadeiras ou decoração. Dando continuidade, coloque no cômodo uma lousa ou parede pintada para escrever com giz, pois são super úteis para anotar a pontuação dos jogos. Além disso, quem tem habilidades artísticas pode aproveitar para fazer desenhos enquanto aguarda a sua vez de jogar, criando um cenário customizado e funcional”, recomenda.

HOUSE BAR

“Para um ‘bar dentro de casa’, utilize um carrinho de bebidas bem estiloso, que já será o suficiente para tornar esse pequeno cantinho em um lugar diferente e charmoso. Separe também as melhores bebidas e taças para decorar o local, pintando o cenário com cores neutras, colocando quadros e luzes neon para transformar de vez o cenário em um bar alternativo”

ESCRITÓRIO ‘GAMER’

“Não pode faltar uma cadeira gamer e uma boa tela para jogar. Não significa que precisa ser uma tela grande, por conta da ergonomia (distância do jogador), mas para entregar um ambiente completo, complete com luzes led, para serem usadas com todas as luzes do quarto apagadas. Não esqueça também de modelar o local com action figures e posteres do que você mais gosta”

QUARTO INFANTIL

“Utilize nichos coloridos nas paredes para usar os brinquedos como decoração. Em seguida, coloque adesivos em vinil com imagens dos personagens favoritos, colados na parede, de forma que cubra parcialmente ou uma grande área da parede. Outra dica fundamental nesse tipo de cômodo é colocar cestos em tecidos coloridos, para guardar os brinquedos, mantendo-o sempre organizado, mas ainda com o gosto pessoal da criança”, conclui.

Para mais dicas sobre decoração, acesse o site arquiteturadobarreto.com, ou a página do Instagram @arquiteturadobarreto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar