CidadesSudoeste Baiano

Máscaras usadas são descartadas em vias públicas em Itapetinga

Fonte: Itapetinga Acontece

Na tarde desta segunda-feira (12) a equipe de jornalismo do Itapetinga Acontece,se deparou com acessórios jogados nas ruas em diversos pontos da cidade como: na Avenida Cinquentenário,na 
Avenida Rivadávia Ferraz,na Avenida Luís Viana Filho,na Rua Dom Pedro II entre outras localidades.

Apesar das constantes orientações por parte do  OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre a utilização de máscaras no contexto da COVID-19,em como as formas de prevenção e riscos do Coronavírus , a orientação é de que estes itens devem ser descartados no lixo, não nas ruas e calçadas mas infelizmente existem aqueles que estão na contramão da realidade e não estão levando a sério os riscos de contaminação.

Em Itapetinga,cidade localizada no Sudoeste da Bahia ,o item é de uso obrigatório para todos os cidadãos do município em qualquer ambientes público ou estabelecimentos comerciais que estão autorizados a funcionar. 

No entanto, com a adesão da população a esta medida, um novo problema tem ocorrido: o descarte irregular de acessórios,não é novidade notar que muitas pessoas está usando as máscaras de forma irregular como:(pescoço,queixo,orelha ,mão) e muitas vezes usam com o nariz para fora da mascara.

Descartar esses acessórios  nas ruas, é uma irresponsabilidade sem precedentes afinal a luta é de todos nos, e atitudes simples poderá evitar a proliferação do Covid-19. 

Existe um jeito certo – e seguro – para descartar a máscara, segundo orientações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Para o descarte é preciso usar dois saquinhos plásticos – um dentro do outro. Ao retirar a máscara do rosto, segure apenas pelo elástico e lave as mãos antes e depois. Com a máscara lá dentro, é só amarrar bem e jogar no lixo do banheiro.

CUIDADOS COM A HIGIENIZAÇÃO

A máscara de pano precisa ser lavada, sempre depois de utilizada. Conforme recomendação da Associação, para realizar este processo de higienização, pode-se usar água e sabão ou deixar de molho, por 30 minutos, numa solução de água com água sanitária. Depois, é só deixar secar.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo