BahiaPolítica

Marcinho pede inclusão do PRD em bloco na ALBA

Marcinho Oliveira pediu a inclusão do PRD no bloco parlamentar formado por PL e Solidariedade na Assembleia Legislativa da Bahia

A aprovação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da federação partidária Renovação Solidária, que reúne Solidariedade e Partido Renovação Democrática (PRD), motivou o deputado estadual Marcinho Oliveira a pedir a inclusão do PRD no bloco parlamentar formado por PL e Solidariedade na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Hoje presidente estadual do PRD, Marcinho oficializou à ALBA, ainda em outubro, sua mudança de legenda após deixar o União Brasil. Vale lembrar que Marcinho deixou o partido do ex-prefeito ACM Neto após um desgaste interno provocado por sua aproximação com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT).

O deputado chegou a participar, ao lado do governador, de inaugurações de obras em municípios onde obteve votação expressiva, situação que passou a gerar incômodo entre parlamentares do União Brasil, sigla que faz oposição ao PT na Bahia. A situação se agravou pelo fato de Jerônimo Rodrigues ter derrotado ACM Neto, principal liderança do partido, nas eleições de 2022.

O pedido para integrar o bloco na AL-BA foi encaminhado por meio de ofício à presidente da Casa, deputada Ivana Bastos (PSD), na última sexta-feira (19).

Na Bahia, a direção da federação Renovação Solidária será exercida de forma compartilhada pelos deputados Marcinho Oliveira, pelo PRD, e Luciano Araújo, pelo Solidariedade. A estrutura contará com um colegiado de quatro membros, com a indicação de dois dirigentes por cada partido para compor a liderança.

Criadas em 2021, as federações partidárias permitem que legendas com afinidade programática atuem de maneira unificada em todo o país, respeitando o prazo mínimo de quatro anos de vigência previsto em lei.

Além de fortalecer alianças, o modelo é apontado como um mecanismo de aproximação entre partidos, podendo anteceder processos de fusão ou incorporação. A regra passou a valer já nas eleições de 2022.

Com a homologação da federação Renovação Solidária, o TSE contabiliza quatro federações partidárias em funcionamento, envolvendo nove legendas: a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV); a Federação PSDB Cidadania (PSDB e Cidadania); a Federação PSOL Rede (PSOL e Rede Sustentabilidade); e a Federação Renovação Solidária, formada por Solidariedade e PRD.

Trbn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo