CidadesColunasDestaqueVale do Jiquiriçá

Mapeamento das ações dos gestores municipais no Vale do Jiquiriçá

Por Caio Almeida

Ações direcionadas ao enfrentamento do COVID19 até dia.

Toda e qualquer Gestão Pública deve ser executada firmada nas bases da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Estes são os princípios da Administração Pública, Contudo a Publicidade surge neste momento não apenas como mecanismo para informar e ou prestar contas à população, mas também como um meio de instruir, acalmar, até mesmo semear esperança, bem como, para um gestor público este é um momento também de contribuição para os demais colegas, observar de como os “vizinhos” estão atuando e adotar as práticas que foram bem sucedidas, com isso expor este mapeamento das ações dos gestores do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá visa contribuir para a população seja informada, auxiliar profissionais da saúde, bem como  expor práticas que sirvam de referência para os demais municípios.

Nesse sentido, o TI (Território de Identidade) Vale do Jiquiriçá é composto administrativamente por vinte (20) municípios, ocupa uma área de mais de dez mil quilômetros quadrados (10.287 km²), o que equivale a cerca de 1,8% do território do Estado da Bahia e está localizado majoritariamente no Centro Sul Baiano. Os municípios apontados neste estudo, são: Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Laje, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra (SEI, 2015).

Até o dia 30/04/2020 o TI Vale do Jiquiriçá tem em 13 casos confirmados do vírus COVID-19, representando aproximadamente 0,005% da população total do TI (275.910) e aproximadamente 0,008% da população total dos municípios com casos confirmados (150.249). Abaixo é apresentado a quantidade de habitantes de cada município, a quantidade de casos confirmados e a espera do resultado.

Sobre Autor: Caio Almeida é Pai, Aluno RenovaBR, Jaguaquarense, Gestor Público e Graduando em Direito. Foi Presidente do Centro Acadêmico na UFRB e durante todo este tempo, atua ativamente na Diretoria de Assuntos Jurídicos da Associação OXENTE – NE (Associação representante dos estudantes e profissionais do campo de públicas, Nordeste), movimento que promove a profissionalização da Gestão Pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar