Entretenimento

Maior do Brasil, mosaico “Em Busca da Luz” será inaugurado em Catu

Sob a criação do artista Ed Ribeiro, obra de grande magnitude promete regozijar visitantes.

maior mural em mosaico do Brasil, com aproximadamente 70 metros de comprimento, está previsto para ser inaugurado no próximo dia 27 de março, na escola Traços e Letras, fartando o público da cidade de Catu - 89km de Salvador – com a grandiosidade e subjetividade interpretativa da obra. 

Intitulado “Em Busca da Luz”, o mosaico de autoria do artista plástico Ed Ribeiro é um presente para sua cidade natal, município que abriga também o santuário do Pintor dos Orixás, o Ateliê Museu Ed Ribeiro, localizado na zona rural de Catu. 

A obra magnânima busca prender o olhar dos visitantes, conotando diversas interpretações sobre desejos pessoais, vinculada à espiritualidade, característica marcante nas artes assinadas por Ed. Abrangendo elementos da natureza, como a representação de araras, peixes e borboletas, Ed Ribeiro transcreve um ambiente acolhedor entre cactos e coqueiros, com passagens ladrilhadas e muita sensibilidade em sua construção.

Impressionante para quem vê, “Em Busca da Luz” intercala cores suaves e fortes, aproveitando da congruência entre os tons da paisagem natural. Para se inspirar, o artista procurou mostrar em sua obra as belezas naturais e a busca pelo conhecimento, visto que o mosaico é localizado em uma instituição de ensino. A obra artística conta ainda com escadas e corrimões ladrilhados, além de representar o Rio Catu em relevo, proporcionando uma experiência imersiva aos visitantes.

Nos preparativos finais para apresentar sua obra ao mundo, Ed propõe um espetáculo ao anunciar “Em Busca da Luz” estabelecendo diretrizes para o paisagismo da obra.Cuidando da visão periférica do mosaico, o mural conta também com um projeto de iluminação especial da jornalista KithiArt, pensada como forma de garantir um maior destaque à obra. 

Após marcar o território soteropolitano com os mosaicos “Casa de Iemanjá” e “Praça Engenheiro Carlos Batalha”,Ed Ribeiro deixa agora seu legado na sua cidade de origem, vindo a ser o maior mosaico em dimensão do território nacional. Ambas as obras são presentes do artista plástico, sem cobrança de ônus por parte do autor

OUTROS MOSAICOS DO ARTISTA

Artista e curador reconhecido internacionalmente, Ed também é protagonista de outros murais efervescentes, como a “Casa de Iemanjá”, localizada na Colônia de Pescado Rio Vermelho, sede oficial das oferendas para a orixá. 

O mosaico nas paredes encanta com a suavidade de cores e representações do 2 de fevereiro, festa tradicional do território soteropolitano. Atingindo proporções internacionais, como a exibição da plotagem da casa em Paris, no ano de 2010, a obra já serviu como palco para ambientação da minissérie “O Canto da Sereia”, contando com a presença de artistas como Isis Valverde e Gabriel Braga Nunes.

Outra obra assinada por Ed Ribeiro, a dita ‘praça mais linda do Brasil’ pelo apresentador Carlos Alberto de Nóbrega, é a Praça Engenheiro Carlos Batalha, também localizada no Rio Vermelho. O espaço com piso revestido de mosaico em formato de sol possui tons chamativos e acolhedores, atrelada a natureza do local, tida como uma das obras mais belas do artista. 

Para conhecer outras obras do autor, o Ateliê Museu Ed Ribeiro está disponível diariamente para visitação, mediante agendamento através do telefone 71 99957–5439.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Fechar