Entretenimento

Luiz Eduardo Soares com Bob Fernandes no TVE Entrevista Especial

Considerado um dos mais importantes especialistas em segurança pública do Brasil, o professor e antropólogo Luiz Eduardo Soares é o convidado de Bob Fernandes no TVE Entrevista Especial desta terça-feira (21), às 22h, na TVE Bahia. Pioneiro no debate e formulações na área, Soares é autor de diversos livros, entre eles, ‘Elite da Tropa’, que deu origem ao filme Tropa de Elite, e está lançando agora o livro ‘Desmilitarizar’.

Soares falou de questões centrais de segurança e sobre a violência no Brasil que a cada ano registra mais de 60 mil assassinatos. O especialista afirma que cerca de 90% dos homicídios dolosos não são investigados, mas que, apesar dos números, o Brasil não pode ser considerado o país da impunidade. “Nós temos a terceira população penitenciária do mundo e a que mais cresce desde 2002”, diz.

O ex-secretário Nacional de Segurança Pública criticou a tentativa do governo federal de desqualificar o conhecimento e o ensino das ciências sociais, e afirmou que sem elas não é possível examinar a questão da segurança pública. “Sem a sociologia como é que vamos analisar a relação entre políticas públicas e seus efeitos? A complexidade de fatores envolvidos tem que ser objeto de uma ação na política preventiva para que nós evitemos que certas tragédias ocorram. Como é possível trabalhar nessa área racionalmente sem os instrumentos científicos?”, questiona.

Luiz Eduardo falou também sobre Lula. O professor não é filiado ao partido do ex-presidente mas se diz anti-anti-petismo e acredita que Lula é um preso político. “Trata-se de uma prisão política do principal líder de oposição, que torna problemática qualquer conversa sobre democracia”, explica. Para ele, Lula foi um estadista e é uma figura insubstituível para as elites. “Não há como se pensar o futuro do Brasil sem selvageria, com o mínimo de justiça, sem uma liderança desse tipo, que mereça confiança popular e que infunda credibilidade às instituições”, acrescenta.

A entrevista será exibida em horário alternativo na sexta-feira (24), às 22h, no domingo (26), às 20h, e poderá ser acompanhada também no Portalwww.tve.ba.gov.br/tveonline

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo