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Empreendimentos mais rentáveis para apostar com a flexibilização

Consultor empresarial Alex Cruz aconselha investir no drive-in e setor de higiene pessoal, evitando vestuário e alimentação fora do lar.

A flexibilização em ‘3 fases’ da Prefeitura de Salvador, em parceria com o Governo do Estado, prometem reaquecer o comércio municipal e estadual. A retomada iminente das lojas de decoração, roupas, calçados e variedades aumentou as expectativas de empreendedores, categoria que se mantém indecisa sobre os setores mais rentáveis para investir na retomada das atividades presenciais.

Segundo uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os setores de ‘alimentação fora do lar’, ‘moda’, ‘feiras livres’ e ‘turismo’ fazem parte do grupo comercial mais impactado pela pandemia de coronavírus no Brasil. Na contramão da crise, o mercado de ‘streaming’, ‘delivery’ e ‘higiene pessoal’ tiveram alta, em razão do isolamento social e o comportamento digital dos consumidores.

Analisando a flexibilização do mercado em Salvador, o consultor empresarial Alex Cruz aconselha empresários ter cautela com as categorias de hotelaria, viagens, bares e restaurantes e até segurar o investimento em franquias de postos de gasolina. Em contrapartida, o empresário destaca o crescimento da rede de supermercados.

“Após avaliar os dados da bolsa e do mercado, hotéis e turismo no geral ainda são apostas incertas por causa da insegurança gerada pelo contágio e as políticas nacionais e internacionais intensas sobre a possibilidade de acesso às fronteiras. Com relação ao setor da moda e alimentação fora de casa, a queda do faturamento superou o mínimo de 40% nas duas categorias logo nos primeiros meses de pandemia. Mesmo diante da flexibilização, esses setores podem demorar para engajar consumidores, diferente de supermercados, que aumentaram, e muito, o faturamento na pandemia”, explica.

A frente da Cruz Consultoria, Alex alerta para investimentos em lojas de ‘economia criativa’, setor que poderá voltar às atividades nos centros ou comércios de rua. O consultor explica que abrir um novo estabelecimento ou retomar as atividades presenciais no ramo pode não atender as expectativas quanto ao retorno financeiro, que vem acumulando baixas na crise. Segundo uma projeção da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a ‘economia criativa’ deve reduzir em até metade a receita anual prevista na pré-pandemia.

Para Alex, os setores que ainda se manterão positivos na flexibilização gradual são empresas de higiene e limpeza, delivery, farmácias e o e-commerce. “Esses serviços, potencializados na crise, devem continuar em alta até o início do ano que vem. Posteriormente, os mercados tradicionais voltam a se recuperar, mas quem tem capital para investir deve ficar de olho nesses segmentos”, recomenda.

Mesmo os setores tradicionais do mercado registrando baixas expectativas no retorno das atividades presenciais, Alex considera ‘inovação’ a palavra de ordem para um estabelecimento engajar a clientela, a exemplo do modelo “drive-in”. O administrador de empresas explica que o retorno do ‘cinema drive-in’, que tem planos para acontecer no Centro de Convenções em Salvador, é um exemplo que tem animado o mercado pelo histórico positivo que teve na capital paulista.

“Se tiver a possibilidade de adaptar seu mercado, loja ou estabelecimento comercial para o modelo drive-in, faça. A inovação, somada a segurança que passa aos frequentadores por estarem dentro do carro irá atrair consumidores que desejam ter uma primeira experiência com o modelo, ou se entreter com segurança na pandemia. Pela lógica, nem todos os negócios são adaptáveis, mas a tentativa é válida para chamar clientela”, conclui.

Segundo o morador da Boa Vista de São Caetano, Wellington Reis, 21, as expectativas para a chegada do cinema drive-in estão sendo positivas. “Com a possibilidade de um entretenimento diferente e seguro na pandemia, eu iria querer participar. Sempre quis ir em drive-in desde a primeira vez que vi nos filmes. Não perderei por nada a oportunidade”, conclui.

Para conhecer mais informações sobre setores rentáveis na pandemia, acesse consultoriacruz.com.br ou a página do Instagram @cruzconsultoria.

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