Educação

JERP movimentam cidades do interior durante esta semana

Os estudantes das 962 escolas de 384 municípios baianos que estão participando dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) continuam envolvidos nas competições de diferentes modalidades, nas etapas Municipal e Territorial. São alunos de escolas estaduais, municipais e federais localizadas em regiões pertencentes aos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Os jogos, que visam estimular a cultura corporal e do esporte escolar na Educação Básica, prosseguem nesta terça-feira (11), por exemplo, nas escolas públicas e particulares do NTE 27 (Eunápolis), bem como em 20 unidades escolares das regiões de Caetité. Já emLivramento de Nossa Senhora as competições se darão na quinta-feira (13) e em Guanambi, no dia 18/6.

Fundamentados na importância da cultura corporal e do esporte escolar, com ênfase na participação, na diversidade, na ética, na cooperação, no regionalismo e na emancipação, os jogos prosseguem nas unidades ligadas ao NTE 2 (Bom Jesus da Lapa), nas modalidades coletivas de futsal, handebol, basquetebol, voleibol, xadrez, dama, dominó, futebol de travinha, e individuais de atletismo, nesta terça-feira (11), no Polo 3 Ibotirama (Ibotirama, Paratinga, Oliveira dos Brejinhos e Muquém de São Francisco), na quinta-feira (13), no Polo 4 em Barra (Barra e Morpará). Também nesta terça-feira, os jogos da Etapa Municipal acontecem no NTE 8 (Itapetinga), nas modalidades futsal handebol e voleibol. O NTE 24 (Paulo Afonso) também promove, a partir desta terça até sexta-feira (14), a Etapa Municipal do JERP nas modalidades futebol, futsal e handebol.

No NTE 18 (Alagoinhas), o JERP foi realizado, nesta segunda-feira (10), no Colégio Estadual José Carvalho Batista, no município de Rio Real. Os jogos também começaram nesta segunda e prosseguem até terça (11) no CETEP Alagoinhas. Os colégios estaduais Antônio da Costa Brito, em Acajutiba; Celina Saraiva, em Esplanada; Deus Seixas, em Catu; Júlio Leal, em Campo Formoso; Prof. Pedro Ribeiro; e Centro Integrado de Educação do Conde também realizam seus jogos ao longo desta semana. No NTE 27(Eunápolis), de quarta (12) a sexta (14), será a vez dos jogos das etapas municipais de Eunápolis e de Porto Seguro, nas modalidades futsal, voleibol, handebol e baleado.

Já a final da Etapa Territorial do NTE 1 (Irecê), nas modalidades futebol, futsal handebol, basquetebol, baleado, atletismo e judô, com premiações na solenidade de encerramento, será realizada de 14 a 16/6. No NTE 23 (Santa Maria da Vitória), por sua vez, os jogos da Etapa Polo 4 acontecem nesta quinta-feira (13), em Santa Maria da Vitória e Correntina. De 17 a 19/6, será realizada a Etapa Territorial em Santa Maria da Vitória, nas modalidades futsal, voleibol, handebol, baleado e futebol de travinha. No NTE 5 (Itabuna), na sexta-feira (14), acontece a Etapa Territorial em Itabuna, nas modalidades futsal, handebol, basquetebol e voleibol.

Também na quinta (13) e na sexta (14), no NTE 7 (Teixeira de Freitas), será realizada a Etapa Polo de Teixeira de Freitas, nas modalidades futebol, futsal e handebol. No NTE 13 (Caetité), no dia 18/6, é a vez do Polo de Guanambi, nas modalidades baleado, atletismo, futsal, basquetebol, voleibol e handebol.

Sobre o JERP – Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), que estão completando dez anos, fortalecem e promovem o fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica. Organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado (NTE), o JERP tem a função de fortalecer a ação educativa na escola, tendo como fundamento a cultura corporal que deve fundamentar o currículo, por meio de práticas docentes e do assessoramento pedagógico. Os jogos acontecem por etapas. A etapa escolar foi a primeira a ser realizada e, depois da etapa municipal, vêm as etapas polos, territoriais, zonal, regional e nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar