Entretenimento

IX Semana da África é promovida com apoio da SecultBA

Com o objetivo de promover diálogos entre acadêmicos, educadores, cientistas sociais, antropólogos, economistas, dramaturgos, literatos, brasileiros e africanos, sobre o futuro das cooperações sul-sul entre África e Brasil, acontece, no período de 22 a 24 de maio, no Campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no auditório do PAF -3, em Ondina, a IX Semana da África. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

O encontro quer promover o debate sobre o que fazer para que a África possa seguramente construir seu desenvolvimento social e econômico, além de disseminar análises críticas e estimular o debate sobre as relações África-Brasil-África no âmbito da produção acadêmica, das políticas de circulação de bens simbólicos, da estética e das relações identitárias.

A ideia é discutir sobre a apropriação da literatura, cinema e de outras formas de produção de conhecimento sobre a África por parte do público brasileiro, em especial por parte de educadores interessados em integrar na prática pedagógica o ensino da cultura e da história africana e afro-brasileira, na perspectiva da implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam da obrigatoriedade do ensino da cultura e da história negra, afrodescendente e africana no Brasil.

Na programação, o público vai poder participar de várias atividades, como o lançamento do livro Médicas-sacerdotisas. Religiosidades ancestrais e contestação ao sul de Moçambique, apresentações artísticas, debates sobre o futuro da cooperação Sul-Sul entre África e Brasil e mostra de cinemas africanos.

Integram também a Semana da África, a Feira de empreendedores Negrxs e Feira Literária, na Praça das Artes, em Ondinae o show de Sine Calmon & Morrão Fumegante, na sexta-feira (24) às 20h, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, eventos apoiados pela SecultBA.

A Semana da África vem sendo realizada por iniciativa de estudantes africanos na Bahia, em parceria com estudantes afro-brasileiros, em Salvador, desde maio de 2006. Nesta edição, o evento está sendo acolhido, pela UFBA, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (LitCult), Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos (Pós-Afro), Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT), Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE), Secretaria Municipal de Reparação de Salvador (Semur), Consulado da Guiné-Bissau na Bahia, Centro Cultural Casa de Angola na Bahia, Secretaria da Promoção de Igualdade Racial (Sepromi), Centro de Culturas Populares e Indenitárias (CCPI) e Fundação Pedro Calmon (FPC) e Secretaria de Cultura da Bahia.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo