BrasilColunas

Internet 5G e os mercados que serão impactados por esse avanço

A internet 5G já é realidade em muitos países, como Estados Unidos e Coreia do Sul, mas no Brasil a expectativa é que as capitais tenham a tecnologia disponível ainda em 2022.

Apesar da expectativa e da consciência de melhora nas conexões, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é o 5G e, especialmente, como ela vai mudar o dia a dia. Confira a seguir!

O que é a internet 5G?

A internet 5G consiste na próxima geração de conexão móvel, sendo uma evolução das precedentes, a 3G e 4G.

O surgimento da internet ocorreu em pesquisas militares no pós-guerra entre as décadas de 1950 e 1960. Nas décadas seguintes foi difundida comercialmente para sociedade civil.

Com mais pesquisas, o que se observou foi uma evolução das conexões móveis de geração para geração que trazia diversos impactos à sociedade.

A cada aprimoramento da tecnologia ocorriam mudanças na sua aplicabilidade, viabilizando produtos e serviços digitais, conexão em diferentes áreas, velocidade de processamento e transferência de dados etc.

Foi graças às transformações e aprimoramentos da conexão móvel de internet que o mundo foi moldado como o conhecemos atualmente, como a difusão do celular pessoal, redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea, por exemplo.

Por conta dessas mudanças promovidas por gerações prévias, a expectativa é que a internet 5G também seja responsável por transformações importantes em diferentes segmentos da sociedade.

Quais as transformações dessa tecnologia?

A internet 5G caracteriza-se por ser mais rápida, econômica – consumindo até 90% menos de energia dos dispositivos – e estável.

Esses atributos trazem diversas possibilidades de aplicações que têm elevado potencial transformador. Veja a seguir.

Velocidade e estabilidade

A internet 5G deve ser cerca de 100 vezes mais rápida em velocidade de processamento e transferência de informação do que a 4G, com velocidade que pode variar entre 1 e 10 Gbps.

Dessa forma, mesmo em locais nos quais a tecnologia não funcione em todo o seu potencial, haverá um aprimoramento significativo da velocidade.

A estabilidade é outro atributo importante, com menos ocorrência de falhas e erros no carregamento, tornando a solução mais confiável, em especial para aplicações críticas, como na área da saúde.

Dispositivos conectados

Uma das transformações mais expressivas da nova geração de conexão móvel é que ela apresenta uma cobertura superior, podendo manter até 1 milhão de dispositivos conectados por quilômetro quadrado, uma diferença expressiva em relação aos 10 mil aparelhos que a internet 4G suporta.

Essa mudança é particularmente relevante na transformação dos centros urbanos, com incorporação de dispositivos e também no processo de modernização de fábricas, que poderão contar com dezenas de milhares de aparelhos em uso simultaneamente.

Conexão sem fio

A internet 5G é mais amigável à conexão sem fio em relação às suas predecessoras.

Dessa forma, a tecnologia elimina a necessidade de uso de fios conectados às máquinas, o que simplifica as plantas e aumenta a eficiência dos processos.

Como ela impactará as áreas da sociedade?

As características do 5G fazem com que haja expectativas de transformação em diferentes segmentos da sociedade em decorrência dos melhoramentos da tecnologia.

Comunicação e entretenimento 

Com a possibilidade de ampliação do acesso e maior velocidade para transferência de dados, como em upload e download, espera-se uma maior facilidade em serviços de comunicação e entretenimento.

Mais pessoas terão acesso a conteúdos de áudio e vídeo e também soluções inovadoras, como realidade virtual e realidade aumentada.

Nos canais de comunicação, transmissões ao vivo, mesmo em regiões afastadas, devem tornar-se possíveis e mais comuns.

Educação

Após uma ampliação das soluções educacionais a distância, a internet 5G deve consolidar esse cenário ao mesmo tempo em que traz aprimoramentos à área, com mais estabilidade às conexões, ampliação do acesso, principalmente em áreas carentes e afastadas, e maior interatividade nas práticas.

Urbanismo

A internet 5G é aliada aos projetos de modernização dos centros urbanos, especialmente com a incorporação de dispositivos inteligentes como em semáforos, iluminação pública, controle pluvial, qualidade do ar, monitoramento do trânsito e outros.  

A incorporação de sensores no ambiente urbano torna-se mais possível e eficaz à medida que há eficiência na transmissão e processamento de dados.

Ao mesmo tempo, a ampliação na quantidade de dispositivos conectados não prejudica a conexão individual devido ao aparato tecnológico integrado às estruturas urbanas. 

Saúde

Entre as principais expectativas relacionadas à incorporação do 5G estão às transformações planejadas à área da saúde.

A cirurgia robótica a distância que já é uma possibilidade se tornará mais confiável e expansível devido à melhora da velocidade e estabilidade das conexões.

Além disso, esse tipo de tratamento passará a ser viável fora dos grandes centros urbanos uma vez que a conexão será mais confiável e rápida mesmo em regiões menos desenvolvidas.

Os sensores inteligentes também devem ser incorporados às instituições de saúde para agilizar os atendimentos e a logística dos processos.

Soluções já em uso, como a telerradiologia e o software de laudo com reconhecimento de voz, devem tornar-se mais comuns e eficientes.

Portanto, a internet 5G traz possibilidades inovadoras e importantes para diferentes segmentos da sociedade tendo potencial para impactar o dia a dia em todos seus aspectos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo