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Importância de estabelecer políticas de sustentabilidade e responsabilidade social

Já faz tempo que para fisgar um cliente a empresa precisa ter bem mais que um bom produto e um preço excelente, atualmente os clientes estão preocupados se as marcas desenvolvem políticas de sustentabilidade e responsabilidade social.

Bom, a responsabilidade social é o modo de pensar e agir de uma forma ética, mas o que isso significa na prática? 

As empresas precisam estar dispostas a contribuir para uma sociedade mais justa, praticando ações voluntárias, pensando no bem-estar comum e no seu próximo.

A responsabilidade social é essencial para o desenvolvimento da sociedade, é através dela  que as empresas e pessoas assumem a responsabilidade de suas ações em âmbito social, em vários aspectos como:

  • Sua influência no meio ambiental;
  • Na vida das outras pessoas;
  • Nos seus colaboradores;
  • Na superação de problemas sociais. 

De início essas ações podem até parecer sem importância, mas saiba que seus resultados positivos são gerados a longo prazo e impactam toda a população.Além de um dever cível, as políticas de sustentabilidade e a responsabilidade social são essenciais para as empresas.

Hoje quando um consumidor busca por uma marca de caixas de papelão para embalagens, por exemplo, ela deseja saber qual o impacto que esse negócio exerce na sociedade.

As pessoas estão se tornando cada vez mais conscientes do seu papel na sociedade e desejam que as empresas pelas quais elas consomem seus produtos e serviços, também reconheçam seus impactos.

Por isso é essencial que os empreendedores reconheçam esses aspectos e adaptem seu negócio para essa nova realidade, para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto criamos esse artigo, aqui você terá as informações necessárias sobre o tema.

O que é sustentabilidade?

Podemos definir a sustentabilidade como um modelo de desenvolvimento que tem o objetivo de conciliar as necessidades econômicas, sociais e ambientais, para garantir o seu atendimento, promovendo:

  • Inclusão social;
  • Bem-estar econômico;
  • Preservação de recursos naturais.

A sustentabilidade é dividida em três partes, veja a seguir quais são elas e como elas funcionam.

A primeira delas é a sustentabilidade social, ela é responsável por garantir o bem-estar dos clientes e funcionários, sendo assim uma empresa de frasco coletor de urina, por exemplo, precisa respeitar os direitos trabalhistas e promover a diversidade.

Já a sustentabilidade ambiental, diz respeito a como a empresa minimiza os impactos que ela causa no meio ambiente, seja por emissão de casas, uso de recursos naturais, entre outras coisas.

Por último temos a sustentabilidade econômica, que está relacionada a como uma empresa de hot stamping dourado, por exemplo, consegue gerir de forma adequada os seus recursos, de modo a garantir o lucro de todos os empreendedores envolvidos.

Em outras palavras sustentabilidade, é um conjunto de estratégias que visam reformar a cultura organizacional e com isso implementar as melhores práticas, sempre pensando em como minimizar os impactos que possam ser causados na sociedade.

Ou seja, quando uma empresa de caixa de papelão correios, levanta a bandeira da sustentabilidade, ela está mostrando para os seus clientes que não pensa no lucro a qualquer custo, mas apoia e contribui para:

  • Preservação do meio ambiente;
  • Respeito às diversidades humanas;
  • Respeito a justiça social.

E acima de tudo consegue gerar valor a partir de suas práticas sustentáveis, mostrando para todos que ter responsabilidade social não faz com que a empresa perca dinheiro, muito pelo contrário a sociedade e o empreendimento saem ganhando.

Entre as inúmeras ações das empresas sustentáveis podemos destacar:

  • Se esforçam para dar um destino adequado a seu lixo;
  • Privilegiam matérias-primas verdes;
  • Diminuem os gastos de combustíveis fósseis e outros recursos naturais;
  • Apoiam financeiramente causas ecológicas;
  • Educam seus consumidores à necessidade da preservação do meio ambiente.

A sustentabilidade está presente em diversas ações, seja em grandes campanhas que impactam os consumidores, ou até mesmo em ações internas para a conscientização dos funcionários.

O que é responsabilidade social?

Saiba que a responsabilidade e a sustentabilidade social possuem bastante semelhanças, pois os seus termos são praticamente os mesmos, traçando uma relação bem próxima entre esses dois termos.

Podemos definir a responsabilidade social como compromissos éticos assumidos pela empresa, eles podem ou não tem relação direta com maiores lucros desse negócio, assim como a sustentabilidade a responsabilidade também é dividida em três eixos.

A primeira é a responsabilidade social corporativa, que diz respeito aos esforços para promover a melhoria da qualidade de vida dos seus funcionários e de suas famílias, como por meio da extensão da licença parental.

Além disso, uma empresa de locação de impressoras, que assume sua responsabilidade social, precisa diversificar o seu quadro de funcionários, disponibilizando vagas e incentivos profissionais para grupos sociais mais vulneráveis.

Logo em seguida temos a responsabilidade social empresarial, que engloba ações externas como:

  • Conscientização do público quanto a causas sociais;
  • Combate à violência doméstica;
  • Combate ao trabalho infantil;
  • Valorização da diversidade;
  • Participação em campanhas específicas;
  • Distribuição de cestas básicas;
  • Auxílio financeiro a projetos sociais.

Por último temos a responsabilidade socioambiental, esse eixo diz respeito a ações que visam a preservação do meio ambiente, que pode ser o apoio a organizações que protegem biomas, escolha por matérias-primas sustentáveis e incentivo ao consumo consciente.

Vantagens 

Bom, agora que você já entendeu todo o conceito por trás da responsabilidade e sustentabilidade social, veja quais são os benefícios que uma empresa consegue ter ao implementar essas políticas.

É importante ressaltar que essas vantagens podem ser observadas por empresas de diversos segmentos, sejam elas de placa de acrílico para homenagem ou uma fábrica de móveis, afinal, é importante que os empreendimentos se preocupem com esses aspectos.

Melhora sua reputação

Quando você mostra para os seus clientes que a sua empresa possui sustentabilidade e responsabilidade ambiental e trabalha pela preservação do meio ambiente, além de claro contribuir com causas sociais, a sua marca constrói uma reputação competitiva.

Como já dito, nos dias atuais os consumidores estão cada vez mais conscientes e com isso buscando empresas que tenham as mesmas preocupações que eles, pois quando pesquisam por clip nasal onde comprar, por exemplo, querem saber mais sobre a marca.

Sendo assim, além de ter uma boa imagem, ao investir nessas políticas você consegue atrair mais clientes, pois eles saberão que a sua empresa se preocupa com a sociedade e o meio ambiente.

Atrair mais investimentos

Se a sua empresa está em busca de investimentos, a sustentabilidade é a resposta para essa solução, pois os fundos de investimento privilegiam os empreendimentos sustentáveis e que são socialmente responsáveis. 

Pense que assim como os clientes não querem comprar de marcas que não investem em políticas de sustentabilidade e responsabilidade social, os investidores também não querem investir seu dinheiro nessas ações.

Empresa que investem em ações sociais

Para te ajudar a entender melhor como a sustentabilidade e a responsabilidade social funcionam na prática, vamos apresentar alguns exemplos de empresas que investem nessas políticas e são bem sucedidas.

Como já dito, investir nessas práticas não é um empecilho para o crescimento da corporação, muito pelo contrário, essas ações impulsionam a marca no mercado e faz com que os clientes conheçam e consumam seus produtos e serviços.

Tenha você uma empresa de escaneamento 3D ou uma fábrica de cadeiras, espero que esses negócios te inspirem a praticar a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Faber-Castell

Essa é uma empresa que existe a anos no mercado, sua história começou a mais de 200 anos, quando essas políticas nem eram praticadas pelos negócios, mas isso não impediu que a Faber-Castell desse a devida atenção para esses aspectos.

Entre suas principais preocupações as que mais se destacam é em torno da preservação ambiental, a empresa faz grandes investimentos em reflorestamento.

Além de cultivar uma madeira específica para a produção dos seus ecolápis, evitando assim impactos ambientais negativos.

IBM

Essa é uma empresa internacional, que leva os seus projetos sociais muito a sério, em cada país que ela atua, possui um setor de Cidadania Corporativa para essa função, aqui em nosso país está associada a:

  • Educação;
  • Saúde;
  • Fortalecimento de comunidades.

A IBM usa como método a atuação em conjunto com ONGs já ativas, que possuem o objetivo de melhorar a sociedade.

Pedigree

A empresa voltada para o mundo animal, apoia projetos sociais que dizem respeito a sua atuação, o seu foco de apoio está em duas ações, a Pedigree apoia o AMPARA (Animal Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados).

E outro projeto que é o Adotar é Tudo de Bom, os dois ajudam no resgate de cães e gatos abandonados ou em situação grave, mostrando para os seus clientes que não é só uma marca de produtos para PET, que suas ações vão bem mais além.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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