ColunasSaúde

Saiba mais sobre a importância da Saúde Bucal na prevenção de doenças

Segundo especialistas, o cuidado com a saúde começa pela boca

Sabe aquela famosa frase “a saúde começa pela boca”? Ela é verdadeira, pois a boca é o local de entrada para bactérias e germes. Portanto, ter bons hábitos de higiene bucal podem prevenir doenças inclusive no coração, segundo especialistas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11% da população nunca visitou um dentista. Entre eles, 2,5 milhões são adolescentes, mais de 8 milhões são brasileiros com mais de 30 anos que já usam prótese dentária e 3 a cada 4 idosos não possuem nenhum dente.

A coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade UNINASSAU Lauro de Freitas, Fernanda Mamede, afirma que as pessoas ainda não enxergam a saúde bucal com a devida importância e, por isso, a ida ao dentista não acontece regularmente. “O comum é encontrarmos aqueles que vão ao dentista apenas quando estão com dor, afinal os cuidados diários são deixados em segundo plano. Acabam desenvolvendo patologias pela falta de cuidado com a higiene bucal rotineira e a dor já é consequência da falta de atenção com a boca”, disse.

Segundo a dentista, a cárie ainda é a doença que mais afeta os brasileiros. “Se não for tratada, o paciente pode ter perda dentária, atingir o nervo e as bactérias podem se instalar na corrente sanguínea, podendo ocasionar doenças cardíacas, pneumonias e até mesmo se alojar no cérebro”, explicou.

A dentista ainda ressalta como evitar problemas bucais. “Ter uma boa escovação, três vezes ao dia, depois das refeições, escovando também a língua, sempre utilizar o fio-dental, evitar o excesso de açúcar, evitar o uso de cigarros e bebidas alcoólicas, ir regularmente ao dentista e beber bastante água. A melhor forma é a prevenção”, disse.

Fernanda ainda enfatiza que a saúde bucal não é apenas estética, o sorriso é coisa séria. “Pesquisas científicas demonstram que, ao sorrir, sintetizamos as betas-endorfinas, de alta potência analgésica, que dão a sensação de prazer, felicidade e leveza ao organismo. Além de relaxar os músculos e vasos sanguíneos, ajuda a normalizar a pressão arterial e protege contra Infartos e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs)”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar