Primeiro curso de mestrado profissional do Campus Serrinha disponibiliza 16 vagas para ingresso em 2020.
O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) abre a primeira turma do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA) na cidade de Serrinha. As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e acontecerão entre os dias 06 de setembro e 07 de outubro. A seleção disponibiliza 16 vagas: duas reservadas a candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas, uma destinada a pessoas com deficiência e as demais abertas à ampla concorrência.
O processo de seleção é composto por duas etapas: análise do perfil profissional e acadêmico do candidato e avaliação e defesa da proposta de pesquisa entregue no ato da inscrição, ambas detalhadas em edital disponível no portal do IF Baiano.
Para se inscrever, o candidato deve enviar a documentação exigida em edital, via Sedex, para a secretaria do MPCA, no Campus Serrinha. Podem concorrer às vagas graduados ou graduandos que irão concluir o curso até a data prevista para matrícula, em curso superior reconhecido pelo MEC, na área de Ciências Ambientais ou área correlata à área de concentração do curso pretendido. Podem ser admitidos candidatos de área não relacionada diretamente ao curso a critério da Comissão de Seleção, desde que apresentem plano de trabalho compatível com os objetivos do curso.
Curso vem atender demanda por qualificação no território do sisal
O Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA) tem como objetivo potencializar a qualificação de profissionais, conferindo competências para avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas vinculados a área ambiental.
Este é o terceiro mestrado implantado pelo IF Baiano e vem suprir uma demanda por qualificação stricto sensu de diferentes profissionais da área ambiental na cidade de Serrinha e região. Segundo o coordenador do mestrado, professor Delfran Batista dos Santos, o MPCA representa mais uma oportunidade de capacitação gratuita e de qualidade para profissionais no interior do estado da Bahia. “O curso também visa aproximar o IF Baiano, Campus Serrinha, de entidades como as Secretarias de Meio Ambiente (municipal e estadual), organizações não governamentais, empresas multinacionais e instituições públicas e privadas que atuam na área ambiental”, explica.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Carlos Elizio Cotrim, a implantação de um novo mestrado contribui para a consolidação da área de pós-graduação do IF Baiano, que já conta com 32 cursos de especialização (lato sensu). “A aprovação de mais um mestrado na nossa Instituição é também um passo importante para que conquistemos a implantação de um doutorado”, afirma o pró-reitor. Ele explica também que o MPCA amplia o leque de pesquisa e estudo do IF Baiano, tradicionalmente conhecido por seu foco nas ciências agrárias.
Pela temática ambiental, a expectativa é de que a primeira turma do mestrado é seja formada por profissionais de diversas áreas de conhecimento “interessados em solucionar os problemas socioambientais do seu entorno, seja no mundo do trabalho ou no seu cotidiano”, afirma Delfran.
