Baixo-SulDestaque

Idoso de 101 anos se assusta ao receber a vacina contra a Covid-19 em Valença

Um idoso de 101 anos, primeiro cidadão imunizado pela vacina contra a Covid-19 na cidade de Valença, cidade que fica no baixo sul baiano, viralizou nas redes sociais após aparecer em um vídeo com medo de tomar a vacina nesta quarta-feira (20).

Nas imagens, que circulam em grupos de aplicativo de conversa, Manoel Lourenço dos Santos, morador da Casa Francisco de Assis, conhecida como Lar dos Velhinhos, retrai o braço e coloca a mão na frente da agulha para tentar evitar que agente de saúde aplique a vacinação. Em seguida, agentes de saúde e do asilo se aproximam do idoso e o tranquiliza. Segundo a Secretaria da Saúde, o procedimento ocorreu normalmente e outras pessoas também receberam o imunizante.

De acordo com a prefeitura da cidade, a vacinação ocorrerá seguindo os grupos prioritários, como as equipes de saúde que estão na linha de frente de combate ao Coronavírus. Logo após o idoso, o técnico de enfermagem Nascimento Manoel Libânio recebeu a aplicação do imunizante.

O secretário da Saúde do município, Alberto Martins, destacou que, além de Manoel Lourenço, cerca de outros 20 idosos do Lar dos Velhinhos foram vacinados nesta quarta-feira. A expectativa das autoridades de saúde valencianas é, a princípio, vacinar os grupos prioritários e dar sequência ao procedimento com o restante da população.

“Já chegaram 760 doses na cidade e aplicamos 380. Portanto, essas pessoas vacinadas estão com a segunda dose garantida. Ontem [na terça-feira, 19], o secretário da Saúde do estado disse que novas vacinas chegarão em 30 dias. E assim que a demanda for chegando, outros grupos serão contemplados”, disse Martins.

Seguindo o cronograma, os próximos a serem vacinados no município serão os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e servidores da Santa Casa de Misericórdia de Valença.

A estimativa é que, posteriormente, outras classes profissionais, que lidam diretamente com pessoas e o restante da população sejam contempladas com as doses do imunizante.

G1 Bahia

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo