Sem categoria

Governo vai impor internação compulsória para quem descumprir quarentena

Fonte: CNN Brasil

O governo federal anunciou as novas medidas previstas para conter a transmissão do novo coronavírus (COVID-19) no país. Entre elas, estão o aumento de recursos para o Ministério da Saúde e a preparação de uma portaria para internação compulsória de casos confirmados da doença. O texto já foi assinado pelo ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e deve ser publicado nesta terça (17).

A medida prevê dois crimes para quem se recuse a passar pelos exames. O primeiro é infração de medida sanitária com multa e pena de 1 mês a 1 ano de prisão. O segundo é o crime de desobediência, que pode chegar a seis meses de reclusão.

Além disso, as autoridades policiais poderão ser acionadas por agentes de saúde caso a pessoa com suspeita de COVID-19 se recuse a ser submetida aos testes.

Caso ela assine um termo de compromisso de cumprir as medidas, poderá ser liberada. Do contrário, poderá ser configurado crime mais grave e até imposição de prisão — neste caso, fica estabelecido que a pessoa ficará em cela separada dos demais para evitar contágios.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo