EntretenimentoRêconcavo BaianoSalvador e RMS

Festival de Street Art da Bahia em Salvador, Santo Amaro e Castro Alves

Programação online conta com oficinas, exposições virtuais e encontros sobre o tema Entre artistas convidados, metade será de grafiteiras mulheres

Salvador, Santo Amaro e Castro Alves são as cidades escolhidas para receberem o FESTA – Festival de Street Art da Bahia. O projeto será realizado em formato híbrido, presencial e virtual, com a participação de mais de 10 grafiteiras e 10 grafiteiros que deixarão suas obras nos muros dessas cidades entre os dias 29 de janeiro e 14 de fevereiro. O objetivo é fomentar a Street Art na Bahia, criar um canal virtual para divulgação do trabalho dos artistas de rua do estado, impulsionar a cena das mulheres no graffiti, além de trazer a arte de rua para lugar de destaque nas artes visuais, reconhecendo seu papel importante na formação de indivíduos. Toda a programação estará disponível no site oficial do FESTA, o www.festastreetart.com.br.

         O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. A realização é do MUSAS (Museu de Street Art de Salvador) e da Via Press Comunicação. A coordenação de produção é de Paula Hazin.

Os grafiteiros convidados para participarem do projeto vão apresentar suas obras nos muros dessas cidades, inspiradas em temas como empoderamento feminino, raça, gênero, meio-ambiente e ancestralidade. Todo o processo de pintura dos muros será feito respeitando os protocolos e cuidados orientados pelo Ministério da Saúde para evitar o avanço da COVID-19.

A primeira cidade a receber o festival será Salvador, entre os dias 29 e 31 de janeiro. Nestes dias os artistas farão a pintura dos arcos da comunidade do Solar do Unhão para a Festa da Sereia, quando os três criadores do MUSAS entregam o balaio. Moradores da comunidade receberão ainda álcool em gel e máscaras, lembrando a importância dos cuidados para combater a pandemia. Na capital baiana cinco artistas vão expor suas artes no portal e arcos da entrada da comunidade. São eles Samuca, Tárcio, Monike, Sistak e Patek.

         Nos dias 06 e 07 de fevereiro é a vez de Santo Amaro receber o FESTA. Por lá, os artistas Tiana, Reiv, Ananda, Quel e Sid vão deixar suas obras nos muros da Comunidade Quilombola de São Brás. Em Castro Alves são os artistas Mônica, Sah, Singa, Octa, Cris, Sagaz, Baga, DK, Drico e Questão Almada que vão dar novas cores à cidade, nos trabalhos que serão realizados nos dias 13 e 14 de fevereiro.

Após finalização, todas as obras vão fazer parte de uma exposição virtual no site do projeto, que tem curadoria dos grafiteiros baianos nascidos na comunidade do Solar do Unhão (Gamboa de Baixo, ao lado do Museu de Arte da Bahia) e premiados internacionalmente, Bigod, Prisk e Júlio Augusto.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo