Educação

Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia passa a integrar projetos de arte e cultura

A Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) apresenta uma grade novidade para o ano letivo de 2019. Além da iniciação científica, a FECIBA, que é desenvolvida no âmbito do projeto Ciência na Escola, passa a incluir os projetos estruturantes e intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado. Nesta perspectiva, a FECIBA inova ainda mais os currículos escolares na sua 8ª edição, possibilitando a criatividade, a autonomia e o protagonismo estudantil com as artes, a cultura e o esporte.

Os projetos que foram agregados à feira são: Artes Visuais Estudantis (AVE); Festival Anual da Canção Estudantil (FACE); Tempos de Arte Literária (TAL); Educação Patrimonial e Artística (EPA); Dança Estudantil (DANCE); Encontro Coral (ENCANTE); Produção de Vídeos Estudantis (PROVE) e Festival de Teatro Estudantil (FESTE), além dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP); dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC); do projeto Escolas Culturais e da Educação Ambiental e Saúde.

Todos os projetos a serem submetidos à FECIBA deverão estar enquadrados nas seguintes áreas: Ciências Exatas e Engenharia; Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Empreendedorismo, Mundo do Trabalho e Projeto de Vida; Energia e Sustentabilidade e Júnior Menor.

A coordenadora do Programa Ciência na Escola, Shirley Costa, falou sobre esta nova estrutura. “O objetivo é garantir que a Ciência seja interpretada nas diversas linguagens e acolha os diversos talentos. Com previsão para acontecer em novembro, como culminância das pesquisas realizadas durante todo o ano letivo, a FECIBA será um grande palco para a exposição de projetos de pesquisa de estudantes baianos, que trazem situações problemas, oriundas dos locais onde estão inseridos, para a sala de aula, onde soluções são encontradas, tendo como base os conteúdos curriculares”.

Adesão – Antes da FECIBA, serão realizadas as feiras escolares, no período de 1º de agosto a 30 de setembro. As feiras escolares são compostas pela exposição e mostra de trabalhos realizados por estudantes sob a orientação de um professor. Os trabalhos selecionados nas feiras escolares deverão ser submetidos à 8ª FECIBA, no período de 1º a 20 de outubro. Porém, para participar das feiras escolares, gestores, professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual precisam fazer a adesão ao projeto até o dia 31 de maio, mediante preenchimento de formulário disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). No Portal, também já estão disponíveis a chamada pública e o edital com todas as diretrizes para a participação dos estudantes e professores na 8ª FEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar