Entretenimento

Exposição de Artista Colombiana leva Arte de rua ao velho Espanha

O Velho Espanha Bar e Cultura sedia a exposição Diálogo Interno, da artista plástica colombiana NATIVA. A mostra expõe pinturas feitas especialmente para o espaço, que refletem a desconstrução do processo criativo da artista, ao mesmo tempo em que trazem traços comuns da street art latino-americana.

Diálogo Interno é uma mostra auto explicativa, por abordar o processo íntimo de NATIVA, de encontro constante com diversas culturas e seu processo de desconstrução pessoal. A série de pinturas exposta se divide em 3 etapas –  infância, idade adulta e velhice –, criando uma simbologia entre silêncio, expressão e quietude, como o fluxo orgânico que se gera a partir de qualquer diálogo interno.

Com acesso gratuito e livre para todos os públicos, a mostra será aberta no dia 21 de maio (terça-feira), às 19h, com visita guiada pela própria artista. As visitações ocorrerão do dia 22 de maio e 21 de julho, de segundas a quintas-feiras, das 15h às 22h e, entre sexta e domingo, das 10h às 22h.

NATIVA em acrílico:

Lina María Herrera é o nome de batismo da artista urbana NATIVA, natural de Cali, na Colômbia. Designer gráfica do Instituto Departamental de Belas Artes da cidade de Cali, e formada nas ruas colombianas como uma artista urbana, seu interesse pela pintura surgiu como uma necessidade de expressão como indivíduo, estando desde o início ligada à arte urbana.

Após receber do governo colombiano uma bolsa para desenvolver seu trabalho, NATIVA levou seu projeto “La mujer como elemento de armonia” à Argentina, resultando em intervenções em cidades como Mendoza, Rosário e Buenos Aires. Dentre outras mostras, já expôs no Salón de Ilustración Imagenpalabra de Medellin (Colômbia), Fresco Exchage Boston (EUA) e no Festival de Arte Urbana Buenos Aires-Rosario (Argentina).

Mesmo acostumada a expor em espaços urbanos mais distintos NATIVA comenta com empolgação sobre a mostra no Velho Espanha: “A experiência de expor em um bar me remete a um encontro com estranhos, um espaço aberto e público para questionamento, conversa, entretenimento e, porque não, refletir sobre algo que talvez todos nós reconheçamos e valorizemos: esses espaços como agentes de cultura.”.

Bar e cultura:

Reinaugurado há aproximadamente um ano, o Velho Espanha Bar e Cultura se situa num casarão antigo no centro de Salvador, que abrigava desde 1918, o Armazém Espanha.  A tradição de vender utensílios para famílias do bairro, como querosene e farinha de mandioca, transformou-se numa atividade de saciar a sede da boemia soteropolitana. Baianos ilustres com Glauber Rocha e Josaphat Marinho são alguns dos clientes que freqüentaram o local.

Ressignificado, o Velho Espanha hoje oferece uma programação cultural regular. Em seu primeiro ano, 78 grupos de música se revezaram em mais de 150 shows, que somaram mais de 300 horas de música. O espaço multilinguagem também recebe exposições de arte, espetáculos de dança, teatro e debates. Desde a reinauguração, nomes como Margareth Menezes, Luedji Luna, Paulo Miguez, Côco Raízes de Arcoverde, Cláudio Prado e Balé Jovem de Salvador já integraram a programação do bar.

Informações e entrevistas:

Arthur Daltro – (71) 99222 0940 – [email protected]

Serviço:

Artes Visuais – “Diálogo Interno”, de NATIVA

Período: 22 de maio a 21 de julho de 2019

Horário: de segunda a quinta-feira, das 15h às 22h e, de sexta-feira a domingo, das 10h às 22h.

Local: Velho Espanha Bar e Cultura (Rua General Labatut, 38, Barris)

Entrada franca

Informações: (71) 3043 7481

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

Abertura: 21 de maio (terça-feira), às 19h, com visita guiada com a artista

Conveniência: as obras estarão à venda

16/05/2019

Velho Espanha Bar e Cultura

(71) 3043 7481 | [email protected]

@velhoespanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar