Brasil

Evento nacional aproxima meninas em idade escolar do universo científico

Organizado pela Universidade Federal do ABC (UFABC), o Projeto Menina Ciência oferecerá palestras e atividades online com cientistas de 8 de setembro a 16 de outubro; inscrições se encerram no próximo domingo (29)

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Projeto Menina Ciência, que busca incentivar jovens alunas a ingressarem no universo científico. Organizado pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com o apoio do PROEC (Pró-reitoria de Extensão e Cultura), o evento acontece na modalidade online, entre os dias 8 de setembro e 16 de outubro, e oferece palestras e atividades práticas gratuitas sobre temas como Astronomia, Química, Matemática, Física, Engenharia e Aeronáutica. São 150 vagas para meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

O projeto tem como principal objetivo aproximar as meninas da ciência de forma acessível e gratuita, contribuindo para a humanização da figura do cientista e rompendo com estereótipos. “Percebemos que muitas meninas se interessam pela ciência, mas não encontram estímulo ou oportunidade para se aprofundarem na área. Nesse sentido, a representatividade feminina é importante para que as jovens se sintam mais encorajadas e motivadas a adentrar o mundo da ciência”, afirma a professora da UFABC, Maria Inês Ribas Rodrigues, responsável pela coordenação do projeto.

Neste ano, o Menina Ciência também oferece 50 vagas para professores do Ensino Fundamental das redes pública e particular, que poderão acompanhar as atividades e participar do núcleo voltado para a formação continuada. “Os professores têm um papel fundamental para incentivar as meninas, para isso, precisam estar preparados. Nesse contexto, um dos focos das palestras será a alfabetização científica dos docentes.”

O curso é organizado de maneira voluntária por um comitê de pesquisadoras e professoras, além de graduandas e pós-graduandas da Universidade Federal do ABC, que atuam diretamente com as meninas, como monitoras.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo