ColunasEducação

Estudar na Europa: Melhores Oportunidades e Planejamento Estratégico

Estudar na Europa pode ser uma grande oportunidade pessoal e profissional, sendo uma experiência enriquecedora para todos que a praticam. Muitos países europeus são referências no ramo da educação, e você pode se beneficiar bastante desse fato, tendo uma formação acadêmica de alto nível. 

Se você é uma pessoa dedicada aos estudos e que acredita que eles são a principal maneira de se destacar no mercado, ter sucesso financeiro e, ainda, ampliar o leque de conhecimento, estudar em outra nação pode ser interessante para a sua jornada acadêmica.

Pensando nisso, os países europeus se mostram como uma ótima possibilidade, afinal, eles se destacam bastante quando o assunto é educação. Então, se acha que se formar no exterior é a escolha ideal para você, venha descobrir, neste post, tudo sobre estudar na Europa! 

Conheça os benefícios de estudar na Europa

Antes mesmo de 1088, ano de fundação da Universidade de Bolonha, a mais antiga do continente europeu, a Europa já buscava por mais conhecimento e investia no aspecto educacional. Exemplo disso é a filosofia, que já existia nos séculos antes de Cristo e foi crucial para o desenvolvimento de diversos pensamentos que utilizamos até nos dias atuais.

Imagine como é incrível estudar em um território tão cheio de tradição relacionada à educação? Os benefícios são imensuráveis, mas, podemos citar os principais entre eles! Confira:

  • Estudar (ensino médio, graduação ou cursos no geral) em algumas das melhores e mais tradicionais instituições de ensino do mundo;
  • Conhecer e se imergir em novas culturas e aprendizados;
  • Viajar pelos países europeus e aproveitar momentos de lazer nos principais destinos da Europa;
  • Tornar-se fluentes (ou saber o suficiente para se comunicar) em novos idiomas;
  • Conhecer pessoas de todo o mundo, fazer amizades e ampliar o seu networking.

As melhores oportunidades de estudar na Europa

Estudar na Europa é mesmo uma experiência fenomenal, né? Mas, como conseguir esse feito? Bem, há muitas opções para isso, e a decisão cabe somente a você, de acordo com a sua realidade e a sua condição financeira. 

Você pode conseguir bolsas de estudo, ingressar pagando o valor integral da mensalidade ou procurar bons descontos. E o processo para cada uma dessas alternativas é muito específico, a depender, também, de cada instituição.

Mas, se quer encontrar boas oportunidades para estudar na Europa, algumas localidades devem ser consideradas. Veja:

Valência

Valência é a terceira cidade mais populosa da Espanha e fornece muitas possibilidades para estudantes estrangeiros, incluindo bolsas de estudo em sua principal instituição, a Universidade de Valência. 

Nesse destino, você poderá ter acesso direto à cultura espanhola, entender como é o cotidiano dessa nação, praticar espanhol e se aventurar o máximo possível! Além disso, o custo de vida na Espanha está longe de ser um dos mais altos do continente, então, ao escolher Valência, você consegue estudar na Europa com muita economia.

Itália

A Itália é um país muito tradicional quando o assunto é estudar na Europa. Ela possui instituições muito boas e promove diversas oportunidades para os brasileiros. Inclusive, o próprio governo italiano disponibiliza algumas bolsas para estrangeiros realizarem mestrado, doutorado, curso de italiano e muito mais!

O melhor de tudo é que, assim como o espanhol, o italiano é um idioma que se aproxima do português, facilitando o aprendizado e a utilização na rotina. 

Dublin

Dublin, a capital da Irlanda, é uma localidade incrível para quem busca uma formação internacional. Ela é uma das melhores capitais europeias para se viver, oferecendo uma qualidade de vida incrível. 

A boa notícia é que você consegue estudar em Dublin gratuitamente, por meio de bolsas de estudo disponibilizadas pelo próprio governo irlandês. Vale lembrar que o país, como um todo, também é super receptivo aos brasileiros, o que facilita, ainda mais, a adaptação!

Barcelona

Barcelona é uma cidade espanhola simplesmente fenomenal. Ela é um verdadeiro polo cultural, sendo bastante conhecida por sua arquitetura e sua arte magníficas. Mas, além disso, Barcelona também possibilita uma formação educacional de alta qualidade. 

Então, se você quer estudar na Europa e aproveitar essa oportunidade para viver em um destino encantador, essa cidade não pode ser desconsiderada, pois, sem dúvidas, é uma das mais incríveis do continente!

Edimburgo

Capital da Escócia, Edimburgo é uma cidade medieval apaixonante. Ela possui uma cultura clássica e elegante e promove aos seus moradores uma ótima qualidade de vida. No quesito educacional, ela conta com instituições de altíssimo nível, como a Universidade de Edimburgo, e disponibiliza um bom número de bolsas de estudo para estrangeiros. 

Lá, você ainda tem a oportunidade de ampliar o seu conhecimento da língua inglesa, que é universal e super importante para a sua vida profissional!

Saiba como montar um planejamento estratégico para estudar na Europa

Para ir estudar na Europa, você precisa ter uma boa preparação, afinal, essa experiência exige um processo prévio bem detalhado e extenso. Por isso, confira algumas dicas de como montar um planejamento estratégico para ir aos destinos europeus:

  • Estabeleça o seu objetivo e qual curso/formação pretende fazer por lá;
  • Defina o país europeu em que deseja estudar;
  • Avalie as instituições de ensino do local e escolha em qual irá estudar;
  • Pesquise informações sobre a cidade e a própria instituição;
  • Busque informações sobre o processo de ingresso da instituição;
  • Faça um planejamento financeiro bastante preciso;
  • Prepare a documentação necessária;
  • Encontre um local para ficar pelo menos durante os primeiros dias/meses;
  • Comece a comparar os valores das passagens com antecedência;
  • Prepare-se emocionalmente, afinal, ficará fora por um bom tempo!

Confira as melhores dicas para suas viagens

Antes de se mudar, quer curtir os últimos momentos no Brasil fazendo viagens, ou, então, quer aproveitar a oportunidade de estudar na Europa para visitar outros destinos do continente? Então, confira algumas dicas valiosas para as suas viagens nacionais e internacionais! 

Viagens nacionais

Apesar de serem mais tranquilas para planejar e organizar, as viagens nacionais também requerem uma preparação cautelosa. Por isso, veja quais são as principais dicas para essa aventura:

  • Não se esqueça de separar documentos com foto, como RG e CNH. E, de preferência, leve mais de um, para evitar perrengues;
  • Compre as suas passagens, caso for de ônibus, trem ou avião, e reserve a hospedagem com antecedência;
  • Faça uma mala estratégica, com peças “coringas”, de acordo com o clima do local;
  • Elabore um roteiro de viagem bem estruturado e dinâmico. 

Viagens internacionais

Para as suas viagens internacionais, o planejamento deve ser ainda mais detalhado, afinal, você estará em um contexto totalmente diferente do que está acostumado no Brasil. Desse modo, confira dicas que não podem ficar de fora da sua preparação:

  • Verifique quais são os documentos necessários para entrar nos países desejados e deixe-os preparados com antecedência;
  • Programe-se muito bem financeiramente para essa jornada internacional, pois ela envolve altos custos;
  • Adquira um bom chip internacional ou eSIM, para não ficar sem acesso à internet;
  • Ao preparar a sua mala, reserve espaço para possíveis compras no seu destino;
  • Reserve a sua hospedagem e compre as suas passagens com bastante antecedência, para conseguir bons preços e não ficar sem vaga;
  • Defina um roteiro de viagem que inclua, dinamicamente, todos os pontos turísticos que deseja visitar.
google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo