Esportes

Estudantes da rede estadual de Salvador conquistam medalhas em etapa do Campeonato Brasileirão de Karatê, no Rio de Janeiro

Além de irmãos, os estudantes Maria Vitória Nascimento (14), 9º ano do Ensino Fundamental, e Filipe Nascimento (17), 3º ano do Ensino Médio, compartilham da mesma experiência e realização no karatê. Os jovens atletas, alunos do Colégio Estadual Ruben Dário, em Salvador, conquistaram, respectivamente, os títulos de campeã e vice-campeão, na primeira etapa do Campeonato Brasileirão de karatê, realizada nos dias 17 e 18 de maio, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. 

No momento, eles estão se preparando para competir na segunda etapa do Brasileirão de Karatê, que acontece no mês de setembro, no município de Trindade, em Goiás. A dupla também foi convocada pela seleção brasileira para o Mundial de karatê, que acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina. 

Inspirada por seu irmão, esta é a primeira vez que Maria Vitória, que ingressou no karatê aos cinco anos, participa de um campeonato fora da Bahia. Ela foi campeã, na categoria Infantojuvenil, em copas regionais e baianas realizadas em 2019, 2021, 2022 e 2023. A jovem atleta falou da satisfação de ser campeã na categoria Kata e vice-campeã na categoria Kumite infantojuvenil +50, no Brasileirão. “Eu estou muito feliz por esta minha conquista, pois me deu mais confiança e experiência para seguir para a próxima etapa”. 

Filipe, que pratica karatê desde os seis anos de idade, já é um veterano nas competições. Ele já participou do Mundial de Karatê, em 2019, em Fortaleza, quando conquistou o 3º lugar na categoria Kumite e, em 2023, competiu na última etapa do Brasileirão de Karatê, também em Fortaleza, garantindo o 3º lugar na categoria Kumite. No mesmo ano, ele foi destaque na Federação Baiana de Karatê, onde conquistou o Top 1, na categoria Juvenil. 

Segundo Filipe, a conquista do 2º lugar na categoria Kumite Junior +70, no Brasileirão, trouxe mais estímulo para as próximas competições. “Sou muito grato por esta conquista e por representar a minha comunidade, escola e meu Estado em uma competição de nível nacional. Na escola, eu também pratico aulas de boxe e capoeira, que ajudam na minha preparação física para os campeonatos de Karatê, que é o meu foco esportivo”, comentou.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo