Colunas

Estilista baiana ensina como montar looks com peças de alfaiataria

Fashion designer “plus size” Lourrani Baas separou quatro (4) combinações para usar em diferentes ocasiões.

Embora a profissão secular do alfaiate remeta a ternos encorpados e vestidos volumosos para bailes da era vitoriana (século XIX), o ofício da alfaiataria acompanhou a modernização e segue confeccionando peças artesanais sob medida até hoje, a exemplo de paletós, coletes, calças, vestidos para festa e de casamento.

No entanto, a produção em larga escala de diferentes peças do vestuário, intitulada “fast fashion” (moda rápida), acabou afetando o mercado dos alfaiates. Segundo dados da Agência Europeia do Ambiente, entre o final da década de 90 e o ano de 2012 foi registrado um aumento de 40% na quantidade de peças compradas por pessoa somente na União Europeia (EU).

Com cerca de 80 bilhões de novas peças de roupas produzidas anualmente no mundo, os serviços de alfaiataria começaram a oscilar pelo avanço do fast fashion, mas não o suficiente para fechar as portas do mercado. Ainda presentes e registrando demandas pelas capitais do Brasil, a fashion designer baiana e alfaiate “plus size” Lourrani Baas é uma das que popularizaram seu ofício, especializando-se na criação de peças artesanais sob medida para mulheres gordas.

“É necessário se reinventar dentro de um segmento tradicional. Acredito muito na versatilidade da alfaiataria, saindo dos ambientes empresariais e sérios. Com um bom olhar e ousadia, podemos reinventar e inovar em peças pensadas anteriormente só para o público mais velho. É possível criar novas combinações, formatos, tecidos, diferenciação e assimetrias; Fazer o novo para um público (plus size) carente de boas peças”, explica.

À frente da a alfaiataria “LOURRANI BAAS — Couture Essentiel Plus Size” no final do ano, a estilista adaptou sua loja para o mercado de vendas online — categoria que cresceu exponencialmente no Brasil em razão da pandemia. Além de optar por um modelo de negócio em alta, Lourrani conta que a produção das peças de alfaiataria, moda festa e noivas são todas voltadas para mulheres plus size, gerando um diferencial no mercado.

“O comércio plus size ainda possui uma lacuna neste seguimento, pois trabalhamos com tecido plano e modelagem tridimensional (‘moulagem’), o que parece uma dificuldade visto a necessidade do bom caimento. Peças básicas como blazer, calças, camisas e outras casuais costumam ter muita procura”, elucida.

Segundo a profissional, as peças de alfaiataria possuem grande valor agregado devido a versatilidade, tradução, acabamento, tecidos de alta permanece, criação, produção e duração estendida. Entretanto, Lourrani reconhece que as especificidades da alfaiataria fizeram a demanda diminuir, acarretando poucas marcas que seguem atuando no segmento. “A maioria das marcas fazem um peça ou outra dentro da coleção, mas pouquíssimas se arriscam pela complexidade do processo”, afirma.

Incentivando a busca e a experiência com os serviços de alfaiates, Lourrani separou 4 looks e combinações artesanais para usar em diferentes ocasiões. Confira abaixo:

BLAZER + CAMISA DE ALGODÃO + SHORT

“Esse look é super descolado. Você pode perfeitamente adaptar ao clima de verão com um shortinho, deixando a identidade visual ainda mais jovem. Mesmo arrumada e alinhada com o blazer, o estilo dessa composição é voltado mais para o ‘street’”, explica.

CALÇA DE ALFAIATARIA CLOCHARD + CAMISA

“Aqui partimos para uma alfaiataria mais clássica, formal e alinhada com o ambiente de trabalho, sendo um look mais empresarial. Como a alfaiataria é um ofício atemporal, a mulher pode estar com essa calça e camisa, que ela já está pronta para outras situações, como almoço de negócios, reuniões, entre outros; sendo peças de alfaiataria tradicional”.

CAMISA DE ALFAIATARIA SOBREPOSTA COM CROPPED + JEANS

“Esse look é mais fashionista, utilizando uma camisa clássica com cropped e um jeans bem justinho. A opção fica maravilhosa com uma saia descolada, como a MIDI ou longa bem soltinha. Você também pode optar por essa composição utilizando essa mesma camisa com uma pantacourt bem trend”.

MACACÃO PANTALONA + SOBREPOSIÇÃO MAXI COLETE

“Um macacão pantalona é maravilhoso pois você pode usar várias combinações e ficar bem elegante, sofisticado, assim como vestir uma camisa de alfaiataria por dentro, dando aquele toque bem cool. Dependendo do tecido e corte, dá para usar esse look em festa, casamento diurnos e aniversários. Em resumo, os looks de alfaiataria sempre possuem uma peça principal como ponto de partida”, conclui.

Para entrar em contato com Lourrani, acesse o perfil do Instagram @lourranibaas ou fale através do WhatsApp (71) 9 9308–0323.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Fechar