ColunasSaúde

Especialista alerta para perigos dos tratamentos caseiros na pele

Alguns produtos podem desenvolver alergias e até queimaduras na pele_

Com a pandemia instalada no mundo e, com o isolamento social sendo uma das medidas para combater a disseminação da Covid-19, “o faça você mesmo” ganhou força e muita gente aproveitou o tempo em casa, para cuidar da pele com receitas caseiras. Porém, especialistas alertam para os perigos com os cuidados da pele em casa.

A esteticista dermatofuncional e docente do curso de Estética e Cosmética da Faculdade UNINASSAU Lauro de Freitas, Carla Poderoso afirma que, muitas receitas divulgadas principalmente na internet podem ser perigosas. “Muitos itens encontrados na nossa casa, podem oferecer riscos, já que, em sua composição pode ter alguma substância incompatível com a pele, que ao invés de tratar pode piorar a disfunção ou desenvolver algum quadro alérgico”, explicou.

Segundo a esteticista, as receitas mais procuradas são os esfoliantes caseiros. “De fato eles são capazes de esfoliar, o problema são os movimentos ríspidos, grânulos muito grandes e intervalos inapropriados que podem ocasionar infecções, hipercromias ou microfissuras na pele”, disse.

A especialistas ainda aborda os produtos ditos como “clareadores”. “O limão é um deles, por ser ácido pode ter ação alcalinizante. Outro vilão é o creme dental que também pode causar queimaduras na pele, já que, em sua composição existe ingredientes como menta, peróxido, aromatizantes e álcool”, concluiu.

A esteticista dermatofuncional concluiu que “o melhor mesmo é procurar um profissional especializado e para tratamentos em casa utilizar produtos industrializados próprios para o seu tipo de pele”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar