Já está em pré-venda o livro O Som dos Anéis de Saturno, publicado pela editora 7Letras por Priscila Gontijo – escritora, dramaturga, roteirista e Mestre em Literatura e Crítica Literária na linha de pesquisa de Criação Literária. O romance tem posfácio assinado por Annita Costa Malufe e estará disponível para entrega a partir do dia 27 de outubro.
Embora O Som dos Anéis de Saturno guarde algumas semelhanças com o romance anterior da autora, Peixe Cego – finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2017, como a crueza e a ironia, a dissonância e a loucura, este segundo romance radicaliza na linguagem. Como descreve Annita Costa Maluffe no posfácio do livro: “Para nos aproximarmos da experiência a que nos arrastam as vozes de O som dos anéis de Saturno, precisamos respirar fundo e aceitar a travessia. Não sem risco. Aceitar ouvir vozes, muitas vezes incômodas, dissonantes, sempre alheias, em desalinho; aceitar o delírio, a alucinação. Acreditar nas imagens e nos sons, corpos reais, que saltam dessas páginas”.
A obra é narrada por uma menina de sete anos que aborda a história da loucura em torno de si desde a infância até à maturidade. Cartas, crônicas, listas, diálogos e vozes familiares de tias, mãe, pai e irmão se alternam em três planos distintos situados na memória, na realidade e na alucinação.
“Neste romance, a voz da narradora-personagem na infância foi o primeiro clarão, o guia que me levou pela mão pra dentro do redemoinho. Escrevi sem pensar tanto na delimitação do gênero, mais seguindo a travessia dessa menina, respeitando a sua voz, a sua dicção”, conta Priscila. Seu próximo livro, que já está sendo escrito, também estabelece a mesma lógica híbrida e parte da insânia como tema. “A loucura carrega uma grande solidão, porque cada um de nós tem a necessidade de ser compreendido, mas isso é negado a muitas pessoas que não se encaixam nos ditos padrões de normalidade”, diz a autora.
Para ela, é importante que este tema ganhe relevo e seja mais discutido, por ainda ser um tabu. “Muitas famílias escondem quando há algum parente com disfunções mentais, como se isso acendesse alguma vergonha. Há um estigma que precisamos começar a debater com mais naturalidade e a literatura é uma forma de abrir espaço”, reforça.
Priscila reforça que escrever a obra em formato de romance beneficiou seu processo. “Por ser a expressão artística da descentração e da relativização da consciência, como defendeu Bakhtin, o romance é o mais maleável de todos os gêneros. Este livro só poderia existir enquanto romance, que é um gênero dialógico, plurilinguístico. Por si só, ele incorpora outros gêneros literários. A real matéria do romance é a pluralidade de vozes, de línguas, de discursos, de estilos”.
Próximos projetos
Priscila também segue em sala de roteiro escrevendo uma série com estreia prevista para 2021 pela Conspiração Filmes e iniciou o processo de criação do romance que junto a Peixe Cego e O Som dos Anéis de Saturno irá compor a Trilogia da Insânia – a obra também está sendo seu objeto de pesquisa em um doutorado.
Sinopse de O Som dos Anéis de Saturno
A história da doença mental na família do ponto de vista de uma menina de 7 anos até a sua maturidade. Flertando com a dramaturgia, com as memórias de uma infância conturbada, com uma espécie de diário fragmentado e também com o delírio e a insanidade, Priscila Gontijo constrói um romance que não se furta a explorar os limites: da língua, da estrutura, da existência e da loucura. O resultado é este originalíssimo O Som dos Anéis de Saturno, que transita entre diversos gêneros narrativos para fugir de qualquer rótulo e ampliar – com o ritmo, a dança e a música das palavras, como numa peça de composição impecável – as fronteiras da arte literária.
Sobre a autora
Priscila Gontijo é carioca, radicada em São Paulo. É escritora, dramaturga, roteirista e pesquisadora. Mestre em Literatura e Crítica Literária e Licenciada em Língua Francesa e Língua Portuguesa pela PUC/SP, atualmente é doutoranda no Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela FFLCH/USP. Integrou o Núcleo de Dramaturgia do CPT – coordenado por Antunes Filho. É fundadora da Companhia da Mentira e autora de peças como Soslaio, A vida dela, Funâmbulas, Uma noite sem o aspirador de pó e Deadline. Em 2016, publicou Peixe cego, (7Letras), romance finalista do Prêmio São Paulo de Literatura.
Trecho do Prefácio de Annita Costa Malufe
“De toda a vertigem que possa restar da experiência de leitura/vivência deste livro, labirinto de vozes, de todas as sensações que emergem, cuidadosamente construídas nesta escrita precisa e veloz, desse delírio a que somos expostos, cabe dizer ainda que nada disso seria possível sem o humor, que atravessa a obra de ponta a ponta. Abrindo-a para possibilidades insondáveis. E é nessa mistura fina, entre humor e gravidade, densidade e leveza, retrações e expansões que, em muito, reside a singularidade da escrita de Priscila Gontijo. O humor, essa habilidade tão rara e difícil de dosar. O humor enquanto doador de novos sentidos e, quem sabe, possibilidade de nos ajudar a atravessar a dureza dos tempos. Habilidade, hoje, cada vez mais necessária e urgente.”
O Som dos Anéis de Saturno
Editora 7 Letras
R$54,00
Número de páginas: 212
Ano: 2020
Formato: 15,5X23
ISBN: 978-65-86043-33-4


