Com o intuito de aprimorar empreendimentos para as mudanças ocasionadas com a dinâmica de mercado, o Sebrae Bahia desenvolveu o programa Renova Varejo. A inciativa oferta consultoria especializada a empresários de diversos segmentos como vestuário, calçados, tecidos, cama, mesa e banho, minimercados, comércio de alimentos e bebidas, itens para casa, material de construção, equipamentos e suprimentos de informática.
Empresários que participam do programa estão com expectativas positivas. É o caso de Danilo Moreira, da Danilo Motos, empresa com sete anos de mercado em Santo Antônio de Jesus. “Preciso melhorar a administração de minha empresa e a questão do marketing, pois realmente só atuo com publicações em redes sociais. Acredito que a consultoria vai agregar bastante em prol dos negócios.”, aposta.
Rita Santos é proprietária da Ótica Valéria e atua no ramo há 11 anos. Ela vê no Renova Varejo uma oportunidade para aprimorar alguns processos no negócio com o auxílio do Sebrae. “Entre minhas expectativas estão adquirir conhecimentos acerca do varejo e do mercado de modo geral, agregar ideias ao meu negócio e renovar alguns aspectos como comércio digital e estoque para, consequentemente, melhorar as vendas.”, comenta a empreendedora.
Para o analista do Sebrae e gestor do Renova Varejo em Santo Antônio de Jesus, Luanildo Silva, o projeto possibilita que as micro e pequenas empresas se adaptem com rapidez e mantenham competitividade no mercado.
“O movimento Renova Varejo chegou para ajudar nessa adaptação. Nosso objetivo é trabalhar com os cinco pilares do varejo (estoque, gestão, vendas, marketing e digitalização) com o intuito de aumentar as vendas, faturamento e maturidade digital das empresas participantes. Sem dúvida, as ações realizadas hoje poderão determinar a sobrevivência destas empresas amanhã.”, conclui.
Renova Varejo
O Renova Varejo visa prestar um atendimento com consultores especializados em marketing e vendas, contemplando momentos online e presenciais, com apoio na avaliação e implantação de melhorias nas empresas, de forma a garantir o aumento da competitividade. O programa traz impacto nas vendas no presencial, e dá maturidade digital dos empresários. As consultorias têm como temas indutores os cinco pilares do varejo: estoque, gestão empresarial, vendas, marketing e digitalização.
Por Rafael Lopes
