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Empresário de luxo lista 5 dicas para iniciar um novo negócio na pandemia

CEO da revendedora “Zero4 Motors”, André Novais ensina habilidades sociais, mercadológicas e de gestão para novos empreendedores.

Cerca de 327 mil microempreendedores individuais (MEI’s) surgiram durante a pandemia do coronavírus (COVID-19) no Brasil, segundo dados do “Portal do Empreendedor”. Na tentativa de transformar a crise em oportunidade, a nova parcela de empreendedores do país vem se destacando pela ousadia frente as adversidades do mercado global.

Embora empreender durante a pandemia seja uma tarefa árdua, uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) revelou que 62% dos brasileiros dizem já ter os conhecimentos necessários para abrir um negócio próprio, sonho de aproximadamente 37% da população.

Arriscando esbarrar na maré do desemprego (12,8 mi) e nas dificuldades financeiras causadas pela recessão global, o empreendedor moderno segue desenvolvendo novos negócios e adaptando-se ao novo ciclo de atividades econômicas da pandemia. Tendo vivenciado experiência semelhante de crise financeira em sua trajetória como empresário, o CEO da revendedora “Zero4 Motors”, André Novais (37), revela que inovação, paciência e olhar perspicaz são habilidades sociais comuns a empreendedores que desejam começar ou se manter no mercado.

“Tenha sempre em mente que empreender na pandemia é uma linha tênue entre risco e oportunidade, porém, se analisado cuidadosamente, alguns insights surgem em meio ao planejamento e o negócio acaba virando um sucesso. Esse é caso de setores que se destacaram na pandemia, como o delivery e o mercado digital. Note que essas categorias levaram soluções atrativas e que resolviam problemas da comunidade, sustentando o mercado alimentício e de vendas, mesmo sob restrições sociais e impossibilidade de sair de casa”, explica.

Segundo o empresário, outras áreas como a de “logística”, “farmácia”, “supermercados”, “bebidas”, “exercício dentro de casa” e “higiene pessoal” se sobressaíram durante a crise, valendo o investimento e a abertura de franquias. Somente o mercado de “higiene pessoal” obteve alta de 2,8% no volume de vendas, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

O profissional afirma que esse estudo mercadológico é fundamental antes de iniciar qualquer negócio, assim como avaliar o perfil e as necessidades dos consumidores. Para facilitar a trajetória de novos empreendedores na conquista de espaço e liderança no mercado, André listou cinco (5) dicas de gestão empresarial para serem aplicadas no momento de crise.

Confira abaixo:

ANALISE A CONCORRÊNCIA

“Estudar a concorrência é algo que não pode faltar ao abrir um novo negócio. Vá até esse fornecedor e verifique o que falta e o que poderia melhorar para lhe dar insights de como inovar no seu serviço. Lembre-se que a inovação garante um passo à frente na preferência dos consumidores. Você consegue fazer melhor? Entregar melhor? Invista!”, explica.

PROPONHA SOLUÇÕES OUSADAS

“Ser ousado significa ser diferente dos demais; é procurar soluções criativas. Viaje para outros países sem sair de casa. Hoje em dia, com a internet mais popularizada, você pode fazer pesquisas, verificar o que tem de novo em outros lugares e adaptar para o seu negócio”

ENXUGUE AS DESPESAS

“Tenha bastante cuidado com os custos. Custo operacional é um dos grandes problemas dos empreendedores. Tente enxugar as despesas ao máximo antes de abrir seu negócio, crescendo com a demanda e não o contrário. A maioria dos grandes empresários já foram pequenos, se permita estudar antigos cases de crises financeiras”

CRIE UMA IDENTIDADE TRANSPARENTE NO MERCADO

“Negócio é vida. As pessoas ainda não perceberam que por trás de uma empresa existe um ser humano. Portanto seja vida. Seja você. Não se trata de produtos, e sim de relações, experiências, expectativas; tente sempre apoiar o próximo! O que sua empresa pode fazer ao redor? Ajudar alguém? Colaborar com a comunidade? Faça! O reconhecimento comunitário será apenas um dos benefícios dessa via de mão dupla”

PERSISTA

“Nunca desista dos seus sonhos, por mais que pareçam loucos ou difíceis. Se você dorme pensando, acorda pensando e sente que aquilo é primordial para outras pessoas, vá em frente!”, conclui.

SOBRE ANDRÉ NOVAIS

Empresário baiano de 37 anos, André Luiz de Novais Costa é consultor de empresas e CEO da revendedora de carros de luxo “Zero4 Motors”. Em 2014, André chegou a ter 25 lojas espalhadas pela capital baiana, com aproximadamente 200 funcionários. Após a crise econômica atingir o país, o empresário sentiu a necessidade de fechar as lojas, resultando em uma dívida milionária. A experiência como gestor de empresas o fez prestar consultorias para políticos, empresários e lideranças no país, sanando a dívida em apenas dois anos e meio. Vendo a necessidade de passar seu conhecimento, André vem auxiliando novos empreendedores a superarem os efeitos da crise do coronavírus.

Para mais dicas sobre empreendedorismo, acesse o perfil do Instagram @andre_novaiss, envie um e-mail para [email protected] ou fale através do WhatsApp 71 99477878.

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