Estamos nos aproximando do final do mês de abril, aos poucos, e o ano parece passar mais rápido do que nunca. Parece que foi ontem que uma pandemia se iniciou e o ensino mundial foi tomado pelo fenômeno da educação remota.
Já hoje, vemos o retorno das aulas presenciais e o vestibular se aproxima cada vez mais e com certeza temas atuais serão considerados, assim como a saúde pública, a pandemia e diversos outros poderão ser cobrados em uma redação descritiva.
Neste momento os desafios enfrentados pelos vestibulandos são inúmeros, incluindo a decisão de uma trajetória profissional e toda a pressão que o vestibular traz consigo.
Da mesma maneira que um concurso público, o vestibular costuma ser extremamente concorrido, visando colocar alunos capacitados nas melhores universidades do país, ou seja, as universidades públicas.
Muitos especialistas, profissionais, ex-alunos, pesquisadores e professores possuem uma tese em comum para a maior parte dos vestibulares: a redação é um dos fatores mais importantes para o sucesso durante a prova, visto que ela representa grande parte da nota.
Pensando neste quadro, na reportagem de hoje vamos conferir juntos alguns detalhes importantes na hora de desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa, de modo que estes pontos servem para fazer uma redação pronta para qualquer tema.
Qual a estrutura de uma redação?
Para compreender como desenvolver uma redação base é necessário entender como é a estrutura de uma redação simples é organizada. Desta maneira, ao compreender a estrutura, é possível desenvolver redações sem precisar de um modelo de redação pronta para copiar e desenvolver suas habilidades argumentativas.
O desenvolvimento do esqueleto de uma redação passa obrigatoriamente por três tópicos distintos. Ao entender o que inserir em cada tópico ao longo de seu texto, a tendência é que a redação se torne muito mais rica em detalhes e bem escrita.
Os três tópicos obrigatórios em qualquer redação dissertativa-argumentativa são:
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
Cada uma destas partes do texto possuem requisições específicas e elementos específicos que devem ser inseridos de maneira correta ao longo do texto. Por exemplo, não se argumenta nada na conclusão, apenas no desenvolvimento.
Vamos entender um pouco mais sobre o que deve ser inserido em cada um dos tópicos mencionados acima para entender como uma dissertação deve ser escrita.
Introduzindo uma ideia
O primeiro tópico de um texto argumentativo-dissertativo, como o próprio nome diz, é o momento onde a sua tese e suas ideias devem ser apresentadas. Neste tópico cabem metáforas, citações e contextualizações históricas para apresentar sua ideia central.
Uma das principais dicas para escrever uma redação é iniciar o texto de maneira simples e expositiva, trazendo dados e outros elementos textuais para sua introdução, como as já citadas citações, metáforas e contextualizações históricas.
Estas técnicas são ótimas maneiras para familiarizar o leitor com sua ideia central e fazer com que ele entenda o que está sendo proposto por quem escreve para, assim, quem escreve poder defender estas ideias através de argumentos no desenvolvimento.
A argumentação no parágrafo de desenvolvimento
O parágrafo de desenvolvimento, ou seja, o segundo parágrafo de seu texto deve ser pautado na apresentação de dados que sejam capazes de sustentar sua ideia. Por exemplo, se o tema da redação tratar a pandemia, é necessário que sejam apresentados dados que confirmem e sustentem suas ideias.
Por exemplo, a taxa de mortalidade por COVID-19 no país, o número de ocupação de leitos do SUS e diversas outras taxas e dados que podem ser utilizados nesta temática para defender um determinado ponto de vista.
O vestibular do ENEM, excepcionalmente, pede que neste parágrafo seja desenvolvida uma proposta de intervenção para o problema apresentado na temática. Ou seja, na redação do Exame Nacional do Ensino Médio é necessário que o inscrito apresente uma solução.
Esta solução deve ser construída através de dados concretos que possam justificar uma solução concreta e possível de ser realizada. Por exemplo, o uso de máscaras em locais fechados para combater a pandemia.
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Também conhecido carinhosamente como o parágrafo dos dados, o segundo parágrafo é exatamente o momento da redação onde o aluno deve apresentar argumentos que defendam sua visão de mundo.
Concluindo uma ideia
O terceiro parágrafo da redação dissertativa-argumentativa, ou seja, o parágrafo de conclusão deve ser o parágrafo mais curto e mais enxuto de todos os três parágrafos do texto.
Este último parágrafo existe para que o aluno consiga amarrar suas ideias e concluir suas ideias, geralmente através do uso de conjunções e expressões como:
- Portanto
- Com isso
- Logo
- Por fim
- Desta maneira
A conclusão deve ser simples, direta e conter uma análise central e uma síntese daquilo que foi abordado ao longo do texto. Desta forma, estas conjunções são essenciais para este momento, visto que elas expressam uma explicação ou uma consequência.
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Com isso, através desta estrutura, é possível escrever uma redação simples, curta, direta e objetiva que seja capaz de garantir uma boa nota no vestibular.
Porém, o maior aliado na hora de escrever um texto argumentativo é estar por dentro do que anda acontecendo no mundo, através da leitura e da busca por notícias que possam formar uma opinião que deve ser expressada nas redações dissertativas.