Educação

Doações para o Adote um/a Educande da Escolinha Maria Felipa

A Escolinha Maria Felipa, escola de educação infantil e ensino fundamental, afro-brasileira e trilíngue – português, inglês e libras (@escolinhamariafelipa) abriu novo edital de bolsas estudantis Adote Um Educande (https://linktr.ee/MariaFelipa), para crianças negras e indígenas e é através de doações do público externo, via financiamento coletivo ( https://www.catarse.me/adote_umx_educandx_maria_felipa_ae78? ), que a manutenção da educação delas acontece.  

As doações que mantêm o projeto são destinadas para a continuidade das bolsas das crianças negras e indígenas em situação de vulnerabilidade, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo, selecionadas neste edital para 2022 e para as outras 10 já selecionadas nos editais anteriores. Ao doar mensalmente, a partir de cinco reais,  qualquer pessoa pode contribuir para que a instituição mantenha acesa a chama do possível sonho da superação das discriminações, preconceitos e violências, consequentes do racismo, machismo e lgbtfobia, através da educação. É possível doar também por meio de assinaturas mensais automáticas e transferências bancárias. 

Em sua terceira edição, o novo edital abrange mais cinco bolsas para uma educação com perspectiva coletiva, desde o dia 13 de outubro, e contempla famílias residentes em bairros periféricos ou quilombos urbanos, ao buscar influenciar na emancipação destas crianças. Este é um compromisso social que a Escola estabelece com a sociedade e com as famílias que vão crescendo junto com a trajetória da instituição, que se organiza para acompanhar a criança até onde puder, para além da bolsa. 

Como instrumento transformador na memória do povo negro desde a infância,  diante da realidade de trabalhos subalternizadas vivenciados em maioria por está população, doar é se unir  a preocupação da instituição de aproximar pessoas que não podem acessar a EMF pagando as mensalidades. 

“A bolsa oportunizou que eu e a minha família, porque tudo que vivemos lá, vivemos em família, crescêssemos juntos. Se não fosse esse projeto, não teria a oportunidade de contar sobre o impacto tão positivo que a Maria Felipa promove para todas/os/es nós, para a subjetividade da minha filha. Esse é um legado para ela como mulher negra”, afirma Mila Costa, mãe da Maya Costa, bolsista do projeto Adote um/uma Educande, da Escolinha Maria Felipa.

Do edital

O processo seletivo é dividido em 3 fases: 1) Envio da documentação por e-mail, 2) Avaliação diagnóstica da documentação, 3) Entrevista pela comissão avaliadora – está aberto até o dia 01 de novembro. Os inscrites devem enviar para o email Escolinha ([email protected]) o RG e CPF do grupo familiar (residentes da mesma casa), documentação da criança, uma foto 3×4, cartão de vacina, documentos de comprovação de vulnerabilidade social (CadÚnico ou Cartão Bolsa Família), comprovação de renda ou ausência de renda, carteira de trabalho, últimos três contracheques, comprovante de residência (caso seja alugada, fazer declaração assinada com o próprio punho). Para ter acesso direto ao Edital os interessados podem acessar o perfil do Instagram da instituição (@escolinhamariafelipa).

Escola Maria Felipa

A Escola Maria Felipa é a primeira escola afrobrasileira do país, é trilíngue – português brasileiro, inglês e libras e funciona até o segundo ano do ensino fundamental. A instituição de ensino infantil é afroreferenciada,  decolonial, valoriza a diversidade e carrega o nome de uma mulher, uma referência histórica de força, luta e liderança, como compromisso à ancestralidade africana. Localizada em Salvador, cidade mais negra do mundo fora do continente africano, a EMF foi criada em 2017 por Bárbara Carine, idealizadora e consultora pedagógica da instituição para todas as crianças. Em sua organização didático-pedagógica, cada turma é nomeada por um reino/império africano que norteará os estudos dos grupos, sendo eles, Império Inca (G2 – 02 anos), Reino Daomé (G3 – 03 anos ), Império Maia (G4 – 04 anos), Império Ashanti (G5 – 05 anos) e Reino de Mali (1° ano fundamental). A partir de 2022, a Maria Felipa passa ofertar a turma do 2° ano fundamental.

Serviço 

O quê? Adote um Educande – doação para manutenção de bolsas

Quando? Continuamente

Onde ? Site do financiamento coletivo: https://www.catarse.me/adote_umx_educandx_maria_felipa_ae78? | Instagram: @escolamariafelipa  | Edital: https://linktr.ee/MariaFelipa

Para maiores informações: Telefone: (71) 35063731 Email: escolinhamariafelipa Instagram: @escolinhamariafelipa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: