AmargosaDestaquePublicidadeVale do Jiquiriçá

Do Mundo Encantado ao Cemaly que completa 43 anos de história

Por Tosta Neto

O itinerário do Centro Educacional Maria Lygia (Cemaly) principia antes do surgimento da escola, tal qual como se conhece nos dias de hoje. Em 1979, a educadora Maria Lygia fundou a Escola Mundo Encantado, cuja instituição se notabilizou por fazer de seu corpo docente uma extensão da família dos alunos, conquistando a confiança e o respeito dos pais.

Com o desenrolar do tempo, a escola passou por transformações expressivas, haja vista, a mudança no principal ícone da instituição (o nome). Por conseguinte, Márcio Peixoto (ex-professor do Cemaly) juntamente com  a vice-diretora e filha da fundadora, Virgínia Lopes, surpreenderam a Professora Maria Lygia com uma linda homenagem em uma festa junina; doravante, a Escola Mundo Encantado foi denominada de Centro Educacional Maria Lygia. Indubitavelmente, uma homenagem justa e oportuna, pois a amada Pró Lygia é o coração e o espírito da instituição de ensino em questão. 

O Cemaly angariou vida própria e atingiu voos mais altaneiros. Aquela escola que se propusera à nobre tarefa de alfabetizar, estendeu-se ao Ensino Fundamental II até desembocar no Ensino Médio. O projeto iniciado no final da década de 70, culminou numa instituição de ensino consagrada em Amargosa e na nossa região, tendo consigo estudantes e professores oriundos de outros municípios. Simplesmente, o sonho de Pró Lygia galgou os limites amargosenses.

Como qualquer instituição de ensino, o Cemaly tem como incumbência oferecer uma educação de qualidade e propiciar condições para que o estudante seja bem-sucedido nos diversos exames educacionais e processos seletivos. Porém, a escola de Pró Lygia tem também como diferencial a ênfase na formação humana, logo o seu perfil educacional perpassa por questões éticas que valorizam o componente humano no processo de aprendizagem do indivíduo. Tal questão é imprescindível, porque antes de ser um profissional de excelência, o estudante de outrora precisa ser um ótimo ser humano. Sem a humanidade seríamos apenas seres autômatos e vazios. Enfim, que o sonho de Pró Lygia continue a inspirar todos aqueles que fizeram, fazem e farão parte do Cemaly.

(Amargosa, 08/06/2022)


Instagram: @cemaly43anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo