Montar um cardápio semanal, tanto para marmita quanto para comer em casa, é uma forma de trazer mais praticidade para as refeições do dia a dia. Isso porque você vai separar um dia da semana para preparar todas as refeições dos outros dias, geralmente dando mais atenção para o almoço e o jantar. Dessa maneira, você não precisa se preocupar em preparar almoço e jantar todos os dias, otimizando o seu tempo.
O primeiro passo para conseguir diversificar o cardápio semanal é definir quantas pessoas tem na sua casa, assim você vai ser capaz de saber a quantidade de comida que precisa ser feita. Afinal, não queremos desperdício, não é? Se na sua casa tem crianças, vale a pena montar um cardápio infantil com tudo o que elas precisam. Aliás, essa é uma opção para deixar a alimentação delas mais saudável.
Na hora de elaborar o seu cardápio semanal, tente alternar os ingredientes, mas garanta que todas as opções tenham uma alta gama de nutrientes. As proteínas são importantes, então, você pode escolher um frango grelhado como base, mas um filé de salmão também é uma opção bastante saudável, ainda mais se acompanhado de legumes.
Abaixo, você confere mais algumas dicas que, com certeza, vão te ajudar a diversificar o cardápio semanal de uma maneira simples e prática.
Avalie a sua agenda semanal
Antes de iniciar a preparar seu cardápio da semana, veja para quantos dias — se para todos os dias ou se somente para os dias úteis, em que a rotina é mais agitada. Também leve em consideração se as refeições vão ser para almoço e jantar ou apenas para um desses períodos. Assim, é possível calcular com precisão a quantidade de marmitas que precisam ser montadas.
Planeje o cardápio da semana
Planejar o cardápio da semana é fundamental para poder criar um cardápio variado e para evitar o cansaço de comer sempre a mesma coisa. Algumas sugestões e refeições completas e supernutritivas para você:
- Bife à rolê com purê de batata;
- Filé de salmão com legumes no vapor;
- Nhoque à bolonhesa;
- Filé de frango com creme de milho;
- Quibe assado recheado com abóbora e queijo.
Faça uma lista de compras organizada
Depois de definir qual vai ser o cardápio da semana, chegou a hora de verificar os ingredientes e comprar tudo o que falta para as receitas. Confira nas receitas quais ingredientes você tem e quais ainda precisam ser comprados, assim você consegue ir ao mercado e fazer uma compra muito mais organizada.
Preste atenção ao preparo das marmitas
Para garantir a praticidade das marmitas da semana, o recomendado é que você prepare todas as receitas no mesmo dia. Ainda, durante a organização das marmitas, pense em como elas serão montadas, ajeitando-as conforme a sua escolha. É importante que você se atente para a quantidade de cada alimento que está sendo preparado, pois os que servem como base devem ser feitos em maior quantidade, como arroz e feijão.
Armazenamento das marmitas
Para armazenar suas marmitas da semana, utilize potes que tenham uma boa vedação e evitem a entrada de ar. A melhor opção são os potes de vidro, além de durarem mais, não soltam nenhuma substância que possa ser prejudicial para os alimentos.
Planeje o consumo da forma correta
Alimentos que vão ser consumidos em no máximo três dias podem ser mantidos na geladeira, sem a necessidade de congelar. Já as marmitas congeladas podem ser consumidas em até 15 dias. Na hora de consumir, evite colocar a marmita completamente congelada no micro-ondas, visto que a mudança rápida de temperatura pode fazer com que a refeição fique com aspecto aguado. Para fazer o consumo ideal, tire a marmita do congelador um dia antes e deixe na geladeira, assim ela vai descongelar lentamente.