Colunas

Dicas para preparar cafés especiais em casa

Os cafés especiais já conquistaram o paladar e os corações dos apaixonados por essas bebidas. No entanto, não é preciso ir a uma cafeteria famosa para degustar desses sabores, ao contrário, em casa também é possível prepará-las.

Antes de começar o preparo, é preciso ter os instrumentos certos em mãos. Isso significa que você necessita de um aparelho supercaro? Não. Ao contrário, vale comprar uma cafeteira italiana, um coador ou até uma clássica máquina de expresso boa que atenda às suas necessidades. Veja outras dicas que vão te ajudar:

Compre café em grãos

Caso opte por métodos de preparo mais clássicos e fuja do expresso, você vai precisar ter em casa café em grãos. Isso é recomendado porque moer o café na hora já garante uma diferença perceptível no aroma e sabor da bebida.

Você também necessitará de um moedor de café. Hoje, os modelos são elétricos e vão entregar um café moído melhor que aquele comprado pronto de fábrica. Você só precisa acertar o tipo de moagem conforme o aparelho que irá usar no preparo do seu cafezinho. A moka e o filtro de papel pedem moagem média, por exemplo.

Atenção à água

Preparar essa bebida tão amada parece fácil, afinal, muitas vezes só é necessário misturar água e os grãos de café. O que você não imagina é que a temperatura e a qualidade da água podem influenciar no sabor.

Água de torneira deve passar bem longe dos seus preparos, pois contém muito cloro, o que irá alterar o sabor do café. Opte pela água mineral e aqueça na temperatura certa. A faixa ideal fica entre 92ºC e 96ºC e tudo depende se você busca algo mais frutado e leve ou mais forte e marcante.

Medidor e medidas são aliados

A quantidade exata de café e água utilizados não têm um número ideal, afinal, depende do que você pretende ao escolher aquele tipo de café especial. É indicado ter em casa uma balança, para analisar quantos gramas permitirão aquele sabor e aroma inesquecíveis.

Comece aos poucos, testando as quantidades para uma única xícara e veja o que acha. Ficou forte demais? Aguado demais? Faça pequenas modificações até chegar no ponto ideal — e anote essas medidas.

O aparelho ideal

Onde seu café especial será preparado? No clássico e conhecido coador? Na prensa francesa ou na moka? Também é válido apostar na máquina de expresso, caso busque praticidade, mas aí terá a preocupação de sempre ter em casa as melhores cápsulas de café.

Coador

A maneira mais prática de fazer seu café especial, afinal, ter um coador em casa é praticamente uma regra para os amantes dessa bebida. Tudo o que você precisa fazer é molhar rapidamente o filtro de papel com água quente e descartar essa primeira água.

Em seguida, coloque o café, que deve ter moagem fina, própria para os coadores, e adicione a água quente até a metade do filtro. Após trinta segundos você pode adicionar o resto da água.

Prensa francesa

Na prensa francesa, a água é misturada diretamente com o pó e será preciso esperar quatro minutos. Depois, é só pressionar o êmbolo para que o café seja filtrado.

Nesse tipo de preparo, a moagem precisa ser média a grossa, caso contrário sua bebida não será filtrada corretamente e terá pó de café nela, o que pode deixar a experiência um pouco ruim.

Moka

Também chamada de cafeteira italiana, possui um espaço para colocar a água e outro para o café. Depois, é só levar para o fogão em fogo baixo, o que fará com que a água passe pelo local em que estão os grãos de café moídos e chegue até o recolhedor.

É desse espaço que seu café é retirado e está pronto para consumo. Só cuide para fechar corretamente a cafeteira italiana, afinal, é a formação de vapor que irá fazer com que a água se misture com o café.

Máquina de expresso

Ideal para quem gosta de café especial e não quer ter que se preocupar com moagem ou outros preparos mais complexos. Aqui, você só precisa ter em casa suas cápsulas preferidas e adicionar a quantidade ideal de água na máquina.

A pressão de um jato de água quente sobre o café resulta em 30 ml de uma bebida saborosa e muito aromática, pronta para ser consumida a qualquer hora do dia.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo