Colunas

Confira as dicas e cuidados ao alugar imóveis na praia ou na cidade

Arquitetas orientam melhores práticas e orientações para locadores e locatários.

O mercado imobiliário costuma apresentar boas taxas de crescimento, mesmo em situações de crises e imprevistos do mercado. Apesar de não apresentar a melhor expectativa para 2021, estima-se que o setor cresça – em 2021 -, cerca de 2,75% ao ano, incentivado pela baixa taxa Selic e pelo novo programa Casa Verde e Amarela – substituto do Minha Casa Minha Vida.

Com a crise econômica instalada e o alto índice de unidades imobiliárias, um ramo que tem ganhado força é o de aluguéis. Mesmo durante a pandemia, o interesse em imóveis para locação tem aumentado, tendo em vista que as pessoas em isolamento passaram a buscar locais diferenciados. Além disso, a pouca oferta de lazer na cidade, fez com que as famílias ou pequenos grupos de pessoas tirassem alguns dias para descansar e se distrair também em uma casa alugada.

Tanto para quem dispõe de um imóvel para aluguel, quanto para quem deseja alugar, alguns cuidados devem ser considerados. Para as arquitetas Agnes Carvalho e Samara Carvalho, sócias do escritório Casa Carvalho Arquitetura, estrutura, conforto e localização são essenciais para serem observados.

“O ideal é ter conforto, desde a escolha dos móveis e marcenaria, quanto aos itens de cama, mesa e banho. A ideia de proporcionar ao locatário uma experiência especial. Quem vai locar deve observar o que está sendo oferecido na residência em termos de mobiliário, conservação, materiais existentes e a manutenção que será demandada, além da localização”, explica Agnes Carvalho.

Seja na cidade ou na praia, muitas famílias estão em busca de locais maiores aos que elas moravam anteriormente, tanto casas quanto apartamentos. De forma singular, a pandemia ampliou a busca por casas na cidade, para que as famílias tenham acesso a quintais e varandas. Já na região praiana, o foco tem sido residências e temporadas.

A questão é que os imóveis na cidade ganham destaque em localização, estado de conservação do prédio ou casa, e itens ofertados em termos de mobiliário ou no condomínio. Na praia ou campo, os elementos que mais despertam a atenção são os relacionados a lazer, além da comodidade e conforto nos cômodos da residência.

“O ideal é que ao alugar um imóvel, o locatário faça uma vistoria com tudo o que está sendo entregue, avalie e inspecione os itens de elétrica, iluminação e hidráulica. É necessário também visualizar se existem rachaduras ou fissuras em tetos, paredes e possíveis infiltrações. Mesmo em um espaço alugado as pessoas merecem estar confortáveis, ter um lar com a cara delas é primordial para uma qualidade de vida”, pontua Samara Carvalho.

Com mercado aquecido, é importante que os locadores e locatários estejam atentos aos preços do aluguel, afinal a locação deve ser precificada de acordo com a localização, dimensão do imóvel, estado de conservação e itens de lazer ofertados.

Para saber mais sobre locações e obter informações sobre o escritório Casa Carvalho, acesse www.casacarvalhoarq.com, o Instagram @casacarvalhoarq ou através do telefone 71 98158-0502.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: