BrejõesVale do Jiquiriçá

Brejoense fala do Dia Mundial da Conscientização da Mielomeningocele

Dia Mundial foi instituído para 25 de Outubro

Rebeca Vitória, mora no município de Brejões, ela nasceu com mielomeningocele e hidrocefalia. Logo que nasceu fez a correção da mielomeningocele e vinte e oito dias depois colocou a válvula.

Hoje com 8 anos de idade, Rebeca Vitoria é super alegre, inteligente, vai pra escola. No último Domingo (25), foi o dia mundial da conscientização da mielomeningocele e hidrocefalia, onde a mãe da Rebeca Vitoria, Léia Souza, moradora do município de Brejões, reforçou a importância do diagnóstico precoce no tratamento da doença.

A enfermidade congênita, que provoca uma má formação na coluna vertebral, é considerada uma das mais graves anormalidades do tubo neural. Apesar de não ter cura, com os tratamentos específicos e o devido acompanhamento médico, as crianças e os adolescentes acometidos pelo problema conseguem ter uma boa qualidade de vida.

O diagnóstico precoce da milemeningocele é fundamental e pode ser feito por meio de exames pré-natal, ultrassom ou logo após o nascimento. A fase inicial do tratamento consiste em um procedimento cirúrgico. “Assim que nasce, a criança já é submetida a uma cirurgia que tem como objetivo fechar a falha da coluna vertebral e proteger a medula óssea.

A mielomeningocele (ou espinha bífida) é uma malformação congênita da coluna vertebral da criança, que faz com que a medula espinhal da criança nasça exposta. A medula é a ligação entre o cérebro e os nervos periféricos do corpo e, ao não se formar corretamente, compromete as funções motoras e de órgãos, como bexiga e intestino.

Reportagem: Jair Medrado

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo