
Neste sábado, 16 de maio, data em que é celebrado o Dia do Gari, o município de São Miguel das Matas realizará uma homenagem especial aos profissionais responsáveis pela limpeza urbana da cidade. A programação contará com recepção organizada pela Câmara Municipal, valorizando homens e mulheres que diariamente contribuem para manter o município limpo e organizado.
Em reportagem exibida pela Criativa Online, o repórter Jonas Estelinos conversou com diversos garis do município, que destacaram o orgulho pela profissão e a importância do trabalho realizado nas ruas da cidade.
O gari Nilson afirmou sentir orgulho da profissão e destacou a responsabilidade de manter a cidade limpa. Segundo ele, os trabalhadores atuam em diferentes bairros conforme a necessidade definida pela equipe de fiscalização.
Outro entrevistado foi Antônio Santos, conhecido popularmente como Galego, uma das figuras mais conhecidas da cidade. Há cinco anos trabalhando na limpeza pública, ele ressaltou a importância dos garis para o município. “Sem os garis, a cidade viraria uma mata”, comentou de forma bem-humorada.
A gari Genilsa Barreto, conhecida como Binha, também falou sobre a oportunidade de emprego conquistada através do serviço público e relatou que, apesar de algumas pessoas ainda não reconhecerem a importância da profissão, muitos moradores elogiam o trabalho realizado.
A reportagem também destacou o empoderamento feminino na profissão através do depoimento da gari Milena Santos. Ela afirmou ter orgulho do trabalho e destacou que muitas conquistas pessoais foram alcançadas graças à profissão. Milena ainda relatou situações de preconceito enfrentadas no dia a dia, mas reforçou a importância da categoria para o funcionamento da cidade.
Durante as entrevistas, os trabalhadores demonstraram expectativa para a programação especial preparada em homenagem ao Dia do Gari, reforçando a valorização dos profissionais que desempenham papel fundamental na saúde pública e na conservação urbana de São Miguel das Matas.
