ColunasSaúde

Descubra os benefícios do consumo de frutos do mar para a saúde

Nutricionista destaca a importância da ingestão regular desses alimentos

Com o aumento significativo no preço da carne bovina, que subiu em mais de 35,22%, no ano passado, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), os frutos do mar passaram a ser uma opção para muitas famílias. Segundo a nutricionista e professora da UNINASSAU Salvador, Flávia Martins, consumir peixes, camarão, mariscos e outros frutos do mar, trazem muitos benefícios à saúde.      

De acordo com a nutricionista, os frutos do mar possuem alto valor nutricional das gorduras, com média que variam de 0,5 a 15% de gorduras poli-insaturada, e são fontes de ômega 3 e ômega 6. “Melhoram o funcionamento do sistema cardiovascular, neurológico, na produção hormonal, no funcionamento da musculatura e fortalece a resposta imunológica. Como também esses alimentos tem baixo nível de colesterol, tornando-se assim, um alimento aliado à prevenção do risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral”, explicou.   

Flávia ainda relata que, esses alimentos são ricos em micronutrientes e sais minerais, como ferro, iodo, magnésio, cálcio, selênio, sódio e fósforo. “Grande fonte de zinco, um mineral poderoso para o cérebro e o sistema imunológico, além de exercer atividade antioxidante, combatendo a processos inflamatórios e ajudando a manter o organismo saudável”, ressaltou.   

Porém, muitos especialistas alertam para os cuidados no consumo, já que estragam com facilidade e podem trazer transtornos à saúde, alguns deles como mexilhões e ostras, podem conter toxinas nocivas ao organismo. Segundo os órgãos de vigilância sanitária, na hora da escolha, o consumidor deve ficar atento aos produtos frescos, com procedência e sempre tomar cuidado com o armazenamento, se estão expostos em locais refrigerados e observar aparência. As bactérias não são identificadas a olho nu, por isso, os cuidados devem ser redobrados na hora da compra dos frutos do mar. 

Por Natali Reis Moura e Silva Abreu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo