Colunas

Cozinha Show da Agricultura Familiar recebe chefs do Ceará e da Paraíba

Risoto de cogumelos foi o prato principal da Cozinha Show – Sabores e Saberes da Agricultura Familiar na manhã desta quarta-feira (27), na 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Leonardo Gonçalves, do restaurante O Mar Menino, do Ceará, premiado Chef do Ano de Fortaleza, e o chef Claudemir de Oliveira, da Paraíba, ensinaram a receita a alunos de gastronomia da Faculdade São Salvador.

chef Leonardo não esperava a dimensão que tem a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária e contou sobre sua experiência na Cozinha Show. “Estar aqui na Feira da Agricultura Familiar foi uma grande surpresa, não imaginava que iria ser uma feira tão grande, principalmente porque é um tema muito importante nos dias de hoje para a sustentabilidade, para a movimentação da economia local”, disse.

“Chegar aqui e me deparar com um banco de sementes, com produtores, pessoas que comercializam e fazem a manutenção da nossa cultura alimentar – passando sementes e conhecimentos adiante, sobre cozinha e sobre a terra, foi muito enriquecedor, e não poderia ser melhor, porque tem tudo a ver com nosso trabalho, que é o de valorizar a cultura local, os ingredientes e seus produtores. Sem nossos produtores, a gente não consegue seguir com a cozinha brasileira, como planeta e como seres humanos”, completou.

Para o estudante Pedro Silvino, do Centro Territorial de Educação Profissional de Itororó, a experiência foi enriquecedora: “Uma aula muito produtiva, os dois chefs são pessoas muito experientes. É muito importante ressaltar o trabalho dos pequenos produtores, porque sem eles a nossa Bahia e o nosso Brasil não seriam nada”.

chef Claudemir também destacou o valor da agricultura familiar: “O meu objetivo aqui hoje foi fazer com que as pessoas entendam que o pequeno produtor é o único responsável para a saúde da população: todos os ingredientes que a gente conhece, que está no nosso subconsciente, que os nossos pais, os nossos avós nos deram, vieram da terra, do que eles produziram”.

“A gente precisa entender que o valor não está apenas no produto, ou no chef ou na mãe, está no pequeno produtor. Valorizar só o ingrediente é assumir um risco para o futuro. Precisamos valorizar o pequeno produtor para que ele não desista de um trabalho que salva e que traz tanta saúde. Achei incrível saber que aqui existe um projeto preocupado com isso. Participar disso é fazer valer o que acredito e o que todos aqui acreditam”, resumiu.

A Cozinha Show tem como proposta integrar chefs de cozinha e estudantes de gastronomia de instituições de ensino públicas e privadas da Bahia em aulas dinâmicas e conceituais, utilizando produtos de associações e cooperativas da agricultura familiar que estão sendo comercializados no evento, com intuito de resgatar saberes culinários dos povos rurais, indígenas e quilombolas, revelando memórias e tradições no preparo de alimentos pouco processados, com a participação de representantes de comunidades.

A programação segue nesta quarta-feira com a aula da chef Bruna Moreira. Nos próximos dias, ainda passarão pela Cozinha Show chefs como Adriana Kelly, Marina Sabino, Ana Célia, José Morchon, Rafael Zacarias, Andrea Albuquerque e Suelen Santiago. A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária acontece até domingo (1º), durante a Fenagro 2019, no Parque de Exposições de Salvador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar