CidadesRêconcavo Baiano

Construção da Clínica de hemodiálise de Cruz das Almas está em ritmo acelerado

Ascom

Na quarta-feira, 22 de janeiro de 2020, a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas fez o lançamento da pedra fundamental da Clínica de Hemodiálise. A construção faz parte de um projeto da Prefeitura e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar – IBDAH.

A unidade está sendo construída em uma área doada pela Prefeitura Municipal de Cruz das Almas em um terreno de aproximadamente 2.000m². As obras estão em ritmo acelerado.

O prefeito Orlando Peixoto destaca a importância da clínica para a cidade de Cruz das Almas e região. “O funcionamento da Clínica de Hemodiálise em nosso município representa um ganho enorme para a vida de centenas de pessoas que precisavam acordar de madrugada para realizar o tratamento de hemodiálise em outra cidade”, afirmou.

A implantação desse serviço beneficiará toda a região de Saúde de Cruz das Almas, atendendo a 9 municípios. O serviço também reduzirá assim o deslocamento dos pacientes que precisam desse serviço e que, atualmente, buscam essa assistência em Santo Antônio de Jesus, Valença, Feira de Santana ou, até mesmo, em Salvador.  Além do benefício assistencial, os pacientes que utilizam esse serviço deixarão de percorrer de 600 a 1.800km por mês para garantir o seu tratamento.

O engenheiro, responsável técnico pela obra,  LeonardoGarboggini informa o andamento da obra: “Iniciamos no município de Cruz das Almas a construção da clínica de hemodiálise. Desde então, foram gerados empregos e recursos. A obra conta com 25 funcionários diretos e 15 indiretos, totalizando 40 colaboradores em campo. A construção da unidade de hemodiálise encontra-se com 45% do seu avanço físico e  previsão de entrega é para junho de 2020. Com a clínica em funcionamento será proporcionado uma melhor qualidade de vida para os cruzalmenses e moradores das cidades vizinhas que necessitam desse tratamento”.

Ana Paula Santana, gestora de contratos do IBDAH, destaca que inicialmente a clínica funcionará com 35 máquinas em 2 turnos, atendendo a 140 pacientes/mês. Pode-se chegar a atender até 300 pacientes/mês, utilizando sua capacidade máxima de 50 máquinas em 3 turnos.

“Fui gestora do SUS por quase 15 anos e fico imensamente feliz em ver mais uma conquista que beneficiará a cidade de Cruz das Almas e região. Um serviço tão importante como é o serviço de nefrologia. Tenho certeza que o funcionamento da clínica de hemodiálise é o pontapé inicial de outros avanços que faremos na Bahia.  Ampliaremos, assim, os serviços do SUS para aqueles que realmente precisam”.

O presidente do IBDAH, José Antônio Sousa destaca que todos estão unidos para levar assistência de qualidade, principalmente para os usuários do SUS. Ele afirma que “com a construção e funcionamento pleno da clínica de hemodiálise, a proposta do IBDAH e da prefeitura é promover uma assistência linear do paciente com doença renal crônica, desde ambulatório de doença renal até os diferentes métodos de terapia de substituição renal (peritoneal e hemodiálise). Para tal, irá garantir a confecção de fístulas, implante de peritoneal, cateter de curta e de longa permanência, bem como aquisição de máquinas modernas e aptas a realização de uma diálise de alta eficiência”.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo