Entretenimento

Confira ideias para comemorar bem o Dia dos Namorados

A Tarde

Em 2020, mais do que nunca, os casais precisaram colocar a prova o sentimento que os une: o amor. Nestes tempos pandêmicos, sem restaurantes, cinemas, praias, e outras opções de lazer que seguem fechadas, para não passar o Dia dos Namorados despercebido, o jeito vai ser pensar em ideias bacanas que possam ser feitas de casa mesmo com o “mozão”.

Unidos não só pelo amor, como também pela fé católica que compartilham através da música em um movimento da igreja, Tatiane Santos, 24, e Yuri Santos, 26, adoram passar o tempo juntos ao lado da arte: enquanto ele toca piano, ela canta e toca violão. A programação normal de dia dos namorados dos noivos incluía caminhar na praia e jantar à noite. Com a pandemia, o casal, que se relaciona há cinco anos, precisou se adequar e mudar um pouco a forma de comemorar.

“Vamos ficar juntinhos o dia inteiro! Fazer nossas próprias refeições, assistir os filmes cronológicos que amamos e comer muita besteira (risos)”, afirma Tatiane.

A estudante conta que, para preservar a segurança dos dois, neste ano, o presente vai vir mais tarde. “Não quis me arriscar em comprar algo na internet, nem ficar saindo para comprar materiais como sempre fiz para confeccionar meus presentes. Sempre dei muito valor em presentes feito à mão, é único e diferente. Mas quando tudo isso passar farei com certeza, nós costumamos guardar todos”, diz.

Famosa pelos “achados” que disponibiliza no instagram através do perfil Fome de Dicas, devido ao trabalho, a farmacêutica Railane Freitas, 25, não vai poder comemorar a sexta-feira, 12, com o seu namorado, o técnico de estabilidade, Gabriel Cesar, 28. Segundo ela, o casal, que está junto há quatro anos, geralmente frequentava restaurantes na data.

Railane e Gabriel não passarão o Dia dos Namorados juntos, mas pretendem comemorar depois | Foto: Divulgação | Arquivo Pessoal
Railane e Gabriel não passarão o Dia dos Namorados juntos, mas pretendem comemorar depois | Foto: Divulgação | Arquivo Pessoal

Assim como Tatiane, Railane adora fazer presentes artesanais. Porém, como a pandemia dificultou o acesso ao comércio, ela conta que não teve como comprar o material necessário e acabou investindo em outro tipo de presente.“Tive que comprar pela internet mesmo, aproveitei alguns aplicativos de lojas que estão com frete grátis”, afirma ela, que separou um espaço especial no Fome de Dicas só para opções de presente e delivery de dia dos namorados.

E já que o dia dos namorados será de casa mesmo, as meninas sugerem aos casais que apostem na criatividade e no companheirismo para fugir da monotonia. “Acho que é tentar fazer o que fariam se tudo estivesse ‘normal’. Fazer um cinema, um jantar ou um almoço, apostar em kits eróticos para apimentar a relação, pedir a comida do local favorito dos dois, ouvir as músicas do casal, relembrar os bons momentos, os motivos que mais admiram um no outro. Ou o mais simples contanto que permaneçam juntos”, lista Railane.

Mestra em Ciências da Família, a psicóloga Leonor Guimarães, acredita que para este ano, os casais devem colocar em prática a criatividade e a renovação. Para a especialista, é possível sim, fazer algo interessante mesmo estando em casa, com baixo custo e no final das contas surpreender o parceiro(a).

“A gente tem que entender que além do presente e gasto de dinheiro, a atitude afetiva é o mais importante e isso pode ser feito dentro de casa. Para os que estão distantes, a possibilidade de surpreender também é interessante. Mandar uma caixinha de bombom, flores ou uma mensagem, um vídeo mais especial, lembrando o quanto gosta da pessoa. Acredito que as pequenas atitudes podem transformar datas tão importantes”, defende.

A psicóloga Eleonor garante que é possível fazer algo interessante mesmo estando em casa | Foto: Divulgação | Arquivo Pessoal
A psicóloga Leonor garante que é possível fazer algo interessante mesmo estando em casa | Foto: Divulgação | Arquivo Pessoal

“Namoridos”

Vale uma atenção especial para quem é casado, mora junto e tem filhos. A dificuldade da convivência a dois durante o período de isolamento fez com que o número de divórcios desse um salto no Brasil. Segundo a plataforma Divórcio Consensual, os pedidos entre março e maio de 2020 aumentaram 30% em comparação com o trimestre anterior. Buscas por termos “divórcio online gratuito” e “como dar entrada em um divórcio” explodiram no Google.

Para Leonor, fatores como reajustes a novas formas de trabalho e estudo, observação de características até então desconhecidas, sobreposição de atividades e o aumento de violência doméstica são algumas das situações que mais estão por trás dos divórcios. Segundo ela, primeiro, é preciso avaliar se a relação já vinha adoecendo antes da pandemia e depois, estabelecer o diálogo honesto. Dividir corretamente as tarefas domésticas e tirar também um tempo para si mesmo também são atitudes que podem ajudar a preservar o relacionamento.

“Do tempo que vocês estão juntos em isolamento, reserve um momento para você ficar só, para você arrumar suas coisas e que o outro tenha conhecimento. Deixe bem claro qual vai ser o horário do home office, de estudo, com as crianças, de atividades extras que podem desviar a atenção. Uma outra dica importante: diminua o acesso às redes sociais e celular. No momento em que está com o outro, dê atenção”, aconselha.

Morando com a namorada Renata Nunes, 25, a empresária Camylla Cruz, 21, diz que está aproveitando o tempo em casa para aprender com a sua amada. Juntas há mais de um ano, Camylla tenta absorver os dotes culinários de Renata, que gosta muito de cozinhar. Para ela, estar o dia todo com a namorada vai muito além de adaptação. “Estamos aprendendo e mesmo depois de quase dois anos, nos conhecendo de novo”, afirma.

Como a criatividade acabou sendo o carro-chefe de todas as entrevistadas para a sexta, Camylla já deixou bem claro que imaginação é o que não vai faltar durante a comemoração.

“Há três meses saímos do aluguel e estamos construindo uma casa nova. Mas o quarto está finalizado. Resolvemos pedir um delivery, jantar na obra onde será a sala e depois ir pro quarto tomar alguma coisa e curtir nossa futura casa. Uma ficou responsável pela decoração do quarto, da mesa, e a outra que vai escolher o que vamos comer. Brincar que estamos fora de casa, usar a imaginação e descontrair dessa tensão que estamos”, revela.

Camylla e Renata escolheram um jeito criativo para passar o Dia dos Namorados | Foto: Divulgação | Arquivo Pessoal
Camylla e Renata escolheram um jeito criativo para passar o Dia dos Namorados | Foto: Divulgação | Arquivo Pessoal

*Sob supervisão da editora Keyla Pereira

DICAS PARA COMEMORAR EM CASA

Preparem um almoço juntos
Pensem numa receita que os dois gostem e compartilhem a experiência de cozinhar juntos. Elaborem o cardápio, utilizem o tempo para ouvir uma música enquanto cozinham ou conversar.

Faça uma programação
O fato de estar em casa permite um momento mais intimista e também a liberdade de criar uma programação sem estresses, pois só dependem dos dois. Para isso, pensem no que gostam de fazer juntos.

Criem um ambiente
O espaço para a refeição é algo comum e vocês podem reinventar o ambiente. Caso seja um almoço, arrumem a mesa com flores, por exemplo. Se a escolha for um jantar, as velas sempre são uma boa opção.

Declare seu amor
Estão enfrentando o isolamento social em casas diferentes? Utilizem os meios digitais para se manterem perto. Uma ligação ou videochamada pode ser uma forma de amenizar a saudade em um momento tão especial.

Não mantenham isso em uma data
Vivemos em um momento em que o amor está sendo mais do que essencial. Fazer um café da manhã, parar para conversar e ter momentos mais leves com a pessoa que você ama deve ser rotineiro. Não limitem para um dia só, façam disso uma rotina.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo