Educação

Como os estudantes devem se preparar para o ano letivo de 2021

Se você é estudante, provavelmente está se perguntando o que deve fazer. As atividades acadêmicas presenciais foram suspensas a quase um ano em todo território nacional. Algumas instituições de ensino decidiram continuar com avaliações e trabalhos remotos, mas está longe de ser um ano letivo normal para qualquer estudante. Então, o que um estudante deve fazer? Vale a pena estudar o modelo pronto de projeto de pesquisa ABNT? Vale a pena trabalhar em minha monografia? Devo estudar para a prova? Vamos tentar responder essas e outras perguntas a seguir. Para isso, separamos os tipos de estudantes, já que cada caso pode ser bastante diferente.

Estudantes universitários

O Governo Federal já estabeleceu uma data para as escolas e universidades públicas e privadas possam retornar. Entretanto, existem comentários sobre o possível adiamento desse retorno. Independentemente disso, o que um estudante universitário deveria estar fazendo? Para começar, focar nas coisas que não mudam é essencial. Do que estamos falando? Bom, sua monografia, seu TCC, as matérias do seu cronograma, tudo isso não vai mudar por conta da pandemia. Nenhuma universidade vai remover o ensino de matérias do currículo por causa do momento que estamos passando. Portanto, é hora de colocar essas matérias em dia, mesmo que seja através de estudo em casa. A tecnologia do ensino vai te ajudar com isso. Há websites que oferecem modelos de TCC, monografias e outros documentos importantes para que você possa se familiarizar com os seus próximos trabalhos.

Estudantes do ensino médio

Os estudantes do ensino médio têm uma agenda bastante diferente dos universitários. Para alguns, é hora de começar a pensar no Enem, Fies e outras formas de entrar na faculdade. Mesmo com a incerteza com as datas de provas, concursos e etc. não há dúvida de que eventualmente vão acontecer, mesmo que seja através de avaliações remotas. Portanto, o melhor que um estudante do ensino médio pode fazer e continuar sua preparação para essas avaliações tão importantes. O Governo Federal já anunciou que haverá 93 mil vagas para o Fies em 2021, o que é uma ótima notícia. Para quem ainda está longe de entrar na faculdade, nada melhor do que deixar as matérias em dia e fazer alguns cursos profissionalizantes online. O mundo parou de certa forma, mas o tempo não para de passar.

O que os pais podem esperar das creches e ensinos primários

Pais de crianças pequenas já estão nervosos com essa situação. Ter os filhos em casa, muitas vezes sem ninguém para tomar conta, é um enorme problema. Então, o que pode ser feito? É hora de procurar por atividades acadêmicas que possam ser feitas em casa. Novamente, a tecnologia do ensino pode ajudar muito. Plataformas como o YouTube servem para muito mais do que apenas entretenimento.

Considerações finais

Bom, como você pode ver, não estamos com as mãos completamente atadas. Os mais sagazes vão utilizar esse tempo para aprimorar a si mesmos e sair na frente nas inevitáveis disputas por posições em faculdades e no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar