Baixo-SulCidadesDestaqueVale do Jiquiriçá

Clarão no ceú e estrondo assustam moradores do Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá

Na noite desta segunda-feira (26) moradores de vários municípios do Baixo Sul e Vale Jiquiriçá no interior da Bahia, relataram terem visto um clarão no céu, acompanhado de um estrondo.

Os primeiros relatos ocorreram em Ituberá, Camamu e municípios do Baixo Sul. “Acaba de cair em Ituberá um objeto não inderificado. O céu ficou todo azul e após uma bola de fogo, seguido de uma explosão muito forte ao qual fez tremer muitas casas. Cidade assustada!” Disse um morador de Ituberá pelo Facebook.

Logo depois se estendeu também a vários municípios do Vale do Jiquiriçá, como Corta-Mão em Amargosa, Ubaíra, Elísio Medrado e São Miguel das Matas. “As paredes e o piso da casa tremeu, após ouvir um forte estrondo, como se fosse um trovão, mas rapido.” Disse outro morador de Amargosa.

Em entrevista ao portal Uol, o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, informou que o meteoro veio de leste para oeste, mas em trajetória consideravelmente inclinada em relação ao solo.

“Não sabemos se ele chegou a atingir o solo ou se foi completamente consumido pela passagem atmosférica. Porém, pelas imagens, imaginamos que provavelmente alguns fragmentos, não muito grandes, chegaram ao solo. A probabilidade de que causem algum dano é muito pequena”, comentou Zurita.

O grande estrondo, segundo Zurita, foi devido ao impacto do meteoro nas camadas mais baixas da atmosfera, resultando em uma maior propagação sonora; já o tremor pode ser explicado pelo deslocamento de ar, forte o bastante para tremer estruturas móveis — como carros, portas, móveis e outras estruturas.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo