Na região do Piemonte do Paraguaçu, na Bahia, próximo ao território do Recôncavo, a cidade de Santa Teresinha abriga tesouros diversos, entre paisagens belíssimas como as proporcionadas pela Serra da Jibóia, e uma gente hospitaleira e criativa, que conta com lideranças jovens que vêm transformando vidas através de ações socioeducativas como a criação e manutenção do Cineclube Mafuá, equipamento de fruição inaugurado em maio de 2024, que uma vez a cada mês reúne a população para desfrutar de domingos diferentes, onde crianças e familiares deixam de lado as telas dos celulares, para juntos imergirem em experiências coletivas únicas, intermediadas pela magia do escurinho do cinema, tela grande, pipoca, atividades lúdicas e muita diversão.
“A criançada se diverte! é lindo ver todo mundo reunido nesse espaço estruturado para ser uma verdadeira sala de cinema, com todos os elementos que possam potencializar a experiência cineclubesca”, conta Sergio Jesus da Encarnação, diretor do Instituto Mafuá, responsável pela realização do projeto contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
O Cineclube Mafuá conta também com apoio de importantes figuras do cenário artístico baiano, a exemplo dos atores Lázaro Ramos e Evaldo Macarrão, Embaixadores da iniciativa, que tem suas trajetórias também marcadas pela participação ativa em projetos sociais e ações de incentivo à arte-educação. Garantindo acesso democrático, todas as atividades serão oferecidas gratuitamente, na busca por auxiliar o poder público no cumprimento das Políticas de Educação e Cultura, com atividades principais desenvolvidas para o público infantil e infanto-juvenil em idade escolar e oriundos das redes públicas de ensino das comunidades escolares urbanas e rurais do município de Santa Teresinha-BA.
Os dias combinados para vestir a roupa mais bonita, fazer um penteado diferente e reunir amigas e amigos para assistirem a sessão do mês, já estão gravados nos calendários da cidade: “A gente vem para uma sessão e já fica ansioso pra chegar logo a próxima”, conta cheio de entusiasmo o estudante de Pedagogia Ricardo Nogueira, 26 anos.
O produtor Iuri Brito, parceiro do Instituto e ex-Secretário de Cultura e Turismo do município, também vem acompanhando todas as sessões do Cineclube Mafuá, e parabeniza o Instituto pela iniciativa: “O Mafuá segue surpreendendo a cidade com ações como o cineclube, o projeto Educa+ e a biblioteca, sempre primando pela valorização da cultura local, contribuindo efetivamente para educação de crianças e jovens, e tudo isso realizado por pessoas muito jovens e cheias de vontade de transformação”.
O mestre poeta Vicente Lima e sua esposa, a arte-educadora Itana de Lima, nascidos em Castro Alves e moradores de Vargem Grande, zona rural de Santa Terezinha, se fazem presentes em todas as sessões. “Isso aqui é de uma beleza que não vemos há algum tempo”, conta a poeta de 84 anos. Itana completa: “este projeto é de uma imensa grandeza cultural, conseguindo um feito inédito com as crianças através do Cineclube nas tarde de domingo, elas ficam vidradas na tela que esquecem dos celulares”.
Apresentando obras audiovisuais com temáticas voltadas sobretudo ao estímulo da cultura da paz, valorização das raízes culturais e autoconhecimento, o Cineclube Mafuá proporciona também atividades de arte-educação e diálogos abertos, proporcionando experiências únicas e expansivas para toda a família.
Confira o calendário das próximas sessões até dezembro:
Sessão 4 – Dia 18 de agosto
Sessão 5 – Dia 15 de setembro
Sessão 6 – Dia 20 de outubro
Sessão 7 – Dia 17 de novembro Sessão 8 – Dia 15 de dezembro