CidadesVitória da Conquista e Sudoeste

Chegam em Vitória da Conquista os 10 respiradores para o combate a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta sexta-feira (10), ofício do Ministério da Saúde informando que chegam já neste sábado (11), 10 respiradores solicitados pelo prefeito Herzem Gusmão em viagem realizada nesta semana a Brasília.

No documento, a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência do Ministério da Saúde, Adriana Melo Teixeira, informa que serão entregues cinco unidades de ventiladores (nome técnico dado ao respirador) do tipo UTI, da marca VYAIRE e cinco unidades de ventiladores do tipo TRANSPORTE, da marca MAGNAMED, na data de 11 de julho de 2020, destinados ao Hospital das Clínicas de Conquista, no município Vitória da Conquista – BA.

Na última quarta-feira (8), o prefeito Herzem Gusmão e a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, estiveram em Brasília para uma audiência com o assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Soligo, com o objetivo de solicitar dez respiradores para atender à demanda dos leitos de UTI de Vitória da Conquista. Com a suspensão do contrato do IBR pelo Governo do Estado e com a notícia de que no Hospital das Clínicas de Vitória da Conquista possui 10 respiradores a menos do que foi anunciado inicialmente, a Prefeitura rapidamente se mobilizou para viabilizar a solução junto ao Ministério da Saúde e garantir leitos de UTI para a cidade.

O Governo do Estado também abrirá nesta segunda-feira (13) mais 10 novos leitos de Terapia Intensiva dedicados ao coronavírus (Covid-19) no Hospital Geral de Vitória da Conquista – HGVC. Com isso, o Hospital de Base contará com 20 leitos de UTI. Mais 06 leitos clínicos farão conexão com o HCC e o São Vicente para o uso dos leitos destes quando necessário. As informações foram confirmadas ao Blog do Caique Santos por Geovani Moreno, diretor geral do HGVC.

A vinda dos leitos está relacionada com o cancelamento do contrato do governo da Bahia com o Hospital IBR, sob a alegação de irregularidades, refutadas pela direção do IBR.

Vitória da Conquista volta a ter a quantidade de leitos de UTI-COVID suficiente para manter uma taxa de ocupação em patamares mais seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar