Entretenimento

Celebração dos nossos heróis e heroínas – criadores e personagens – com a Live

No próximo dia 24/10,  o Brasil terá oportunidade de conhecer vários criadores de super-heróis brasileiros e seus personagens,  no Dia do Super-Herói Brasileiro (DSHBr), através de uma super live, cujo tema não poderia ser mais atual – “Tempos de Cura”.

Criar um evento com essa responsabilidade é algo muito significativo. Finalmente em 2020 o projeto começou a nascer de fato, a partir da ideia sugerida em uma live pelo quadrinista e ator Elyan Lopes. A ideia foi rapidamente abraçada pelos participantes do bate-papo e dos parceiros que a apoiaram.

Mesmo com pouco tempo para a sua execução, o desafio foi aceito, ainda mais em anos de pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo. Dessa forma, o primeiro evento foi realizado, de forma online, no final do ano, precisamente dia 13 de dezembro, inaugurando assim o modelo do evento anual. Segundo a equipe que está organizando o evento, o Dia do Super-Herói Brasileiro (DSHBr) é uma ideia que sempre permeou o imaginário dos profissionais do segmento que buscam com urgência o reconhecimento pelo seu próprio povo. A ideia surgiu em 2007.  

Nessa segunda edição o evento será realizado dia 24 de outubro (domingo) e o tema escolhido será “Tempos de cura”, bem apropriado para o atual contexto de desafios em que estamos vivendo, mas, assim como nossos super-heróis, não podemos desistir nunca… E o evento traz neste ano, em sua marca, uma super-heroína sensacional: VELTA, personagem de Emir Ribeiro. A personagem foi escolhida em votação no Facebook do projeto.

 O que é o DSHBr?

O Dia do Super-herói Brasileiro é o dia de celebração dos super-heróis e super-heroínas brasileiras e tem como proposta ser um evento anual com a data oficial no dia 24 de outubro, em homenagem à estreia do seriado do Capitão 7 na emissora Record em 1954, pois ele é considerado o primeiro super-herói brasileiro.

O personagem foi criado para a tv pelo autor Rubens Biáfora e interpretado pelo ator Ayres Campos, que posteriormente adquiriu os direitos autorais. O Capitão 7 foi homenageado na primeira edição do evento Dia do Super-Herói Brasileiro 2020. O herdeiro do autor, Pedro Campos, recebeu o troféu do personagem produzido especialmente para o evento. Além disso, foi criada especialmente para o evento, uma arte ilustrada pelo artista renomado internacionalmente Zé Carlos.

Descrição do evento

Nesse dia serão celebrados principalmente os personagens e seus autores, mostrando um panorama da produção nacional do gênero que mais cresce aqui e fora do Brasil. Idealizado pelo ator e quadrinista de super-heróis Elyan Lopes, profissional há mais de 10 anos e vencedor de dois prêmios na área, o DSHBr já conta com o apoio de inúmeros autores do segmento e até da Secretaria das Culturas da Cidade de Niterói.

O objetivo do DSHBr é ampliar a divulgação e o consumo do gênero no Brasil, auxiliando a busca pelas múltiplas identidades dos super-heróis nacionais. O evento apartidário também pretende auxiliar na democratização do gênero em todo o território nacional. Foi desenvolvido um mecanismo próprio de medição do panorama de produção e consumo das obras de super-heróis no país que pode ser encontrado no site DiaDoSuperHeroiBrasileiro.com.br .

Dia do Super-Herói Brasileiro – A Edição 2021

O evento deste ano, devido à pandemia de Covid-19, acontecerá virtualmente no dia 24 de outubro, a partir das 10 horas no Canal ‘Meu Herói’ e no canal oficial do Dia do Super-Herói Brasileiro na plataforma de vídeos Youtube, com premiações e homenagens aos nossos queridos autores e personagens. Além disso, o evento contará com a presença de vários youtubers, sendo transmitido também para seus respectivos canais.

A história árdua de luta dos autores de super-heróis nacionais é extensa e antiga, com registros oficiais datados desde a década de 50. Apesar dessa longa história e do monumental empenho dos autores durante todo esse tempo, ainda não há o devido reconhecimento da maior parte da população, dos órgãos competentes, Governo e mídia especializada.

Os super-heróis brasileiros tiveram nos quadrinhos sua “Primeira Era de Ouro” décadas atrás, alcançando números recordes em bancas de jornais e vendendo números exorbitantes. Entretanto, por muitos motivos entre estes, a enxurrada dos quadrinhos estrangeiros e o pouco incentivo na produção nacional) esse número foi diminuindo, restando os fanzines e poucas publicações esporádicas.

A Retomada

Nos últimos dez anos, essa produção está em ascensão e a profissionalização das obras brasileiras não deixam a desejar para as estrangeiras. A cada instante nascem novos personagens e recordes de títulos nas plataformas digitais, além das bancas e lojas especializadas.

Recentemente as editoras têm abraçado as produções independentes, criando uma intensa produção do gênero. Para citar algumas: Editora Kimera, Guará, Mirage, Sineverso, Kalima Pindorama, etc. Além é claro, da vasta produção em selos independentes.

Premiações 2021

Serão distribuídos ao todo 11 troféus, sendo personalizado para o super-herói vencedor do ano, que já está sendo escolhido pelo público através do nosso site.

Categorias:

Destaque do ano – Júri Popular (Três hqs)

Melhor desenhista do ano – Júri técnico

Melhor colorista/Flatter do ano – Júri técnico

Super-herói Brasileiro do ano – Júri popular e Técnico

Melhor lançamento do ano – Júri Popular

Melhor lançamento do ano – Júri técnico

Homenageado do ano – Gedeone Malagola

Anjo dos super-heróis Brasileiros(Patrono)

CONFIRA A ENTREVISTA COM ELYAN LOPES, IDEALIZADOR DO DSHBr

1) ArteCult – QuadriMundi: Elyan, fale-nos um pouco sobre você e sua carreira no mundo dos quadrinhos

Elyan Lopes: Carreira longa e árdua, podemos assim dizer, mas de grande valor. Desde que entrei no mundo dos quadrinhos em 2007 e lancei em 2012 meu primeiro super-herói, o Capitão R.E.D e, de lá para cá, tenho me dedicado quase que exclusivamente a reunir os autores e , consequentemente ,  seus respectivos personagens em prol de algo maior: a criação do mercado de Super-Heróis Brasileiros. Tenho um vasto universo de super-heróis, já ganhei dois prêmios com o gênero em 2016 com a publicação Protocolo A Ordem e agora fui indicado com a publicação ALFA – A Primeira Ordem – Parte 2 ao “Oscar brasileiro dos quadrinhos”, o HQMix, mas nesse momento a prioridade é movimentar e organizar , com ajuda da nossa equipe do projeto, esse importante evento do Dia do Super-Herói Brasileiro. Também contamos com o apoio de outros quadrinistas que estão nos ajudando com conselhos e indicações.

2) Como nasceu a ideia do Dia do Super-Herói Brasileiro?

Veio como consequência dessa luta e do crescimento do gênero de super-heróis brasileiros. Foi algo que me veio instantaneamente em uma live e percebi que estava na hora de criar um marco para esse movimento e nada melhor que um dia especial para comemorar os nossos autores e personagens. Esse insight aconteceu em 2020 onde discutimos o sucesso e o crescimento da produção do gênero entre os autores e os novos interessados e até mesmo para angariar as novas gerações de leitores que estão procurando coisas diferentes e com a nossa cara.

3) Como está a adesão dos demais quadrinistas envolvidos nesse gênero ?

Uma coisa boa dos quadrinistas de super-heróis é que, assim como seus personagens,  estão sempre dispostos a se unirem e lutarem em prol de algo e não poderia ser diferente desse movimento. Estão todos empolgados e cada dia mais investindo em suas produções e personagens. Querem participar do evento, contribuindo como podem e incentivando seus fãs a votarem em suas obras. Mesmo com dificuldade para gravar vídeos eles se esforçam e enviam seus vídeos de apoio ao evento e temos o maior prazer em recebê-los e sempre postamos em nossas redes sociais.

4) Vimos que o Secretário das Culturas da cidade de Niterói, Leonardo Giordano, está apoiando também o projeto. Existe inclusive a intenção de transformar o DSHBr em projeto de Lei, confere?

Leonardo Giordano é uma pessoa que estimo muito, todas as vezes em que o procuramos,ele foi muito solícito e atencioso. Como um grande lutador da cultura, em especial de Niterói , ele nos encaminhou e sugeriu rotas e formas para realizar as nossas demandas. E agora abraçou o Dia do Super-Herói Brasileiro com toda força, que se dispôs a fazer até um vídeo de apoio ao projeto. O mesmo já se encontra em nossas redes. Recentemente , Leonardo tem mobilizado os artistas e produtores de cultura Geek de Niterói , criando uma frente de lutas e demandas públicas culturais do meio geek e nerd. Aliás,  Leonardo é um apaixonado pela cultura nerd/Geek, assim como nós e por isso nos identificamos muito. Ele nos encaminhou a uma deputada para que seja criado um projeto de lei que inclua o Dia do Super-Herói Brasileiro no calendário nacional.

Participe!
Gostaríamos de convidar você a fazer parte deste movimento enviando seu vídeo de apoio de até 1 minuto dizendo que apoia o Dia dos super-heróis brasileiros e postaremos em nossas redes sociais.

Se você quer nos apoiar ou patrocinar entre em contato conosco pelo nosso e-mail oficial ! Ou ainda, se for também um autor e possui obras de super-heróis pode enviar um vídeo falando sobre você e suas obras para [email protected]

Siga-nos nas redes sociais! Apoie o projeto ! Valorize o talento nacional e nossos quadrinhos ! Venha para nosso Movimento!!

Site: www.diadosuperheroibrasileiro.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/diadosuperheroibrasileiro/
Facebook: https://www.facebook.com/diadosuperheroibrasileiro
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC3EQevSZsO3qluWDTdRZbvQ
e-mail: [email protected]

Apoie / Patrocine o Dia do Super-Herói-Brasileiro!

Você ou sua empresa podem colaborar em uma das seguintes modalidades:  “Apoiador”, “Patrocinador” ou “Investidor Voluntário”:

Apoiador: Nesta modalidade você, pessoa física ou jurídica, pode apoiar fornecendo serviços e produtos para a produção do evento.

Patrocinador: Através dessa modalidade sua empresa investe monetariamente e terá destaque em nosso site, em nossas redes sociais e no dia do evento, através de peças publicitárias(Banners, Pequenos vídeos, etc) Vinculando a sua marca a esse movimento único e grandioso de divulgação de autores brasileiros de super-heróis.

Apoiador voluntário: Nesta modalidade você, pessoa física ou jurídica, pode apoiar financeiramente conforme suas possibilidades.

Investindo em uma dessas modalidades, você contribuirá com a realização do evento. Nossa equipe, os quadrinistas de todo o país e a cultura brasileira agradecem!

Contrapartida

Reconhecimento de sua marca:

O seu nome ou a Logomarca de sua empresa estarão associados a todas as peças, vídeos ou conteúdos publicitários do evento. Faremos o merchandising em nossos canais de vídeos no Youtube, sempre indicando que você é um(a) de nossos(as) Apoiadores(as),

Patrocinadores(as) oficiais:

Seu nome ou a Logomarca de sua empresa constará no nosso site oficial como Apoiador, Patrocinador oficial ou voluntário do “Dia do Super-Herói Brasileiro”, você poderá utilizar nossa marca em seus meios publicitários.

Apoiador voluntário:

Você pode ter seu nome listado como “apoiador voluntário” em nosso site ou ficar anônimo.

Visibilidade e público-alvo:

Somos milhares de autores e leitores apaixonados por quadrinhos e cultura pop, sendo atingidos diretamente por sua marca. Temos milhares de seguidores nas principais redes sociais tais como Instagram, Facebook e Youtube.

Além de tudo isso, você contribuirá para uma importante causa, para a nossa cultura e difusão do gênero de super-heróis brasileiros.

Painéis especiais

Você também pode adquirir um espaço para divulgação e atrações no dia do evento virtual do Dia do Super-herói brasileiro através dos Painéis Especiais. Durante a programação, você poderá apresentar seu produto ou serviço.

Conteúdo e Investimento

Para a Live do Dia do Super-Herói Brasileiro os painéis são planejados estrategicamente para obter a melhor audiência durante as transmissões. Prezamos conteúdos relevantes que tragam bom entretenimento, gerando assim alto engajamento e visibilidade. Traga para o nosso evento seus principais lançamentos, entrevistas especiais, curiosidades e alcance novos Leads.

Equipe e Créditos

A equipe do projeto que está organizando o evento do dia 24/10 é formada por Elyan Lopes(quadrinista e ator), Raphael Gomide(QuadriMundi), Ana Paula Tergilene(produtora cultural) e Vanderlei Sadrack(quadrinista e empresário).  Na organização do evento online a equipe conta também com o apoio de vários autores e artistas brasileiros. Participe desse evento especial que alavanca a cultura geek no Brasil, aquecendo principalmente o mercado de super-heróis brasileiros. Faça parte desse grande movimento!

Neutralidade e Comprometimento

Reforçamos que o Dia do Super-Herói Brasileiro não é apenas uma data que entrará no calendário brasileiro, mas um movimento artístico revolucionário que visa a difusão da cultura do gênero super-herói brasileiro na cultura popular. Além disso, buscamos neutralidade e somos apartidários. Os envolvidos diretamente com o evento não podem ser indicados ou premiados.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo