Colunas

Saiba quais foram os cargos mais procurados em 2022 pelas empresas

Áreas de tecnologia e saúde cresceram bastante na busca em 2022 e as empresas procuram cada dia mais profissionais especializados.

Empregos mais procurados no Brasil em 2022

Algumas áreas estão crescendo bastante durante a última década devido à mudança tecnológica em vários setores. Muitos profissionais de marketing, engenharia e design e profissões afins estão sendo bastante procurados. Empresas de jogos e que oferecem caca niqueis online também crescem bastante pois conseguem trazer uma diversão prática. Além deles, as áreas de saúde e recursos humanos também estão se expandindo bastante.

Cargos mais procurados pelas empresas

Engenharia

Dentro da área de engenharia, vários profissionais são requisitados de maneira geral mas, em 2022, os profissionais ligados à computação e qualidade são os mais procurados pelas empresas, alguns dos cargos são:

  • Engenheiro de confiabilidade de sites;
  • Engenheiro de dados;
  • Engenheiro de machine learning;
  • Engenheiro de robótica;
  • Engenheiro de QA (Quality Assurance).

Recrutador especializado em tecnologia

O recrutador analisa os cargos abertos da empresa e, juntamente com o superior da mesma, cria a descrição da vaga e também o perfil ideal para a mesma. Alguns métodos podem ser usados, de acordo com as práticas da empresa. No caso do recrutador especializado em tecnologia, pode ser que parte do processo sejam perguntas relacionadas aos sistemas e linguagens utilizadas.

Especialista em Cibersegurança

Devido ao momento que vivemos, onde quase que 100% de um negócio funciona online de alguma maneira, as empresas estão buscando os Especialistas em Cibersegurança para fortalecer suas redes e evitar ataques e fraudes.

Business Developer

O Business Developer é o profissional que é responsável por desenvolver estratégias para o crescimento de contas e da empresa. Ele deve criar o plano comercial, assim como trabalhar com áreas de marketing e principalmente, de vendas e produtos.

Gestor de tráfego e engajamento

É possível ver o crescimento focado em tráfego em diversos setores, sejam eles tecnológicos ou não. O gestor de tráfego é o responsável por entender o projeto e o objetivo é analisar as melhores regiões e métricas para inserir o orçamento de seu cliente. Ele também deve analisar constantemente os resultados do tráfego gerado.

Designer de conteúdo e gráfico — UI/UX

O designer de conteúdo é aquele que vai cuidar da criação de projetos gráficos de conteúdo para o cliente. Dentro dessa área também é possível desenhar websites e aplicativos, como os designers gráficos UI/UX. Ambas profissões estão em alta, tanto para criação de uma identidade visual da empresa e de sua plataforma.

Desenvolvedor de Back-end

O desenvolvedor de Back-end é aquele que faz integração entre plataformas, programam e codificam. Eles também podem ser os QA dos projetos, ou seja, quem testa e assegura a qualidade final. Eles também devem verificar o funcionamento das plataformas para caso haja algum erro ou falta de informação do Front-end que possa atrapalhar a construção de um banco de dados.

Enfermeiro Intensivista

Os enfermeiros intensivistas são aqueles que prestam o primeiro socorro aos pacientes e também coletam seus dados para ajudar a estabelecer um diagnóstico. Eles são responsáveis por pacientes em estados mais críticos e podem participar de procedimentos invasivos.

Instrutor de Agile

Os instrutores de Agile são aqueles que implementam o método ágil nos projetos das empresas. Ele garante que as tarefas são feitas de acordo com o calendário e também que sigam uma ordem lógica discriminada no começo do projeto. As competências mais comuns são Kanban, Scrum e claro, metodologias Ágeis.

Advogado especializado em contratos

A área jurídica não é a que mais cresce em 2022 mas, é possível encontrar uma profissão que é bastante requisitada, o advogado especializado em contratos. Várias áreas estão cada dia mais se tornando específicas e é preciso um contrato claro e direto, e que ao mesmo tempo cubra as necessidades e os pontos principais do contratante e do contratado.

Profissionais de áreas regulatórias (analistas/especialistas/gerentes/diretores)

Existem vários níveis de profissionais em áreas regulatórias, mas no geral eles são responsáveis por verificar se a empresa está de acordo com as normas dos setores que as regulam. Eles preparam e renovam as documentações necessárias para o funcionamento de uma empresa e também verificam se os registros e projetos estão dentro das exigências feitas pelas agências reguladoras.

Cargos que pagam mais

Os cargos de áreas voltadas à tecnologia e finanças ainda são os que pagaram mais no Brasil em 2022 e também devem continuar sendo os que melhor pagam em 2022. Diretores de crédito, riscos de mercado e serviços bancários ganham entre 30 e 40 mil reais por mês. 

Os cargos que seguem são de diretores de serviços tecnológicos, diretor de recursos humanos, comercial e de áreas relacionadas. Os salários médios dessas áreas variam entre 20 e 30 mil reais por mês. Esse salário é bastante discrepante do cargo que mais empregou no Brasil em 2012, que foi o cargo de faxineiro. O salário médio de um faxineiro é de 1.300 reais.

É possível ver que o crescimento em tecnologia será o que mais buscará profissionais em 2022, enquanto os cargos financeiros são onde os profissionais se mantém por mais tempo e conseguem ter um salário mais alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo