BahiaEducação

Canal Educa Bahia entra no ar com conteúdos exclusivos da Educação

O Canal aberto de televisão Educa Bahia já está no ar e faz parte de um conjunto de ações complementares, implementadas pelo Governo do Estado para o início do ano letivo 2020/2021, que terá ensino 100% remoto nesta primeira fase, com início no dia 15 de março. Uma das programações do primeiro dia de transmissão foi a live de abertura da pré-jornada pedagógica, dedicada aos estudos e ao planejamento de preparação para o começo do ano letivo. Na oportunidade, as características do canal e da programação foram apresentadas aos educadores pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e pelo diretor geral do IRDEB, Flávio Gonçalves.

Durante toda a semana, o canal irá transmitir as atividades virtuais que serão promovidas pela SEC no turno da manhã, já que os períodos da tarde serão sempre dedicados aos estudos e planejamento dos educadores no âmbito dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e das escolas, por meio de reuniões virtuais. Nesta terça-feira (2), por exemplo, a programação do Canal Educa Bahia contemplará uma live, às 9h, sobre os “Protocolos sanitários e infraestrutura” e, às 11h, terá a oficina sobre “Tempo Integral”.

O Educa Bahia estará disponível em diversos municípios de todos os 27 Territórios de Identidade. No canal, os estudantes podem assistir a uma programação qualificada, que contempla todos os componentes curriculares do Ensino Médio, tendo como base a Base Nacional Comum Currícular (BNCC). São videoaulas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Artes, Língua Inglesa, Educação Física, Literatura, Sociologia, Biologia, Redação, Ciências e Língua Espanhola.

Além disso, estão na grade da emissora programas como Coletivando; Destino: Educação – escolas inovadoras; Entrevista: literatura indígena para crianças; Camarote 21; quadrinhos em sala de aula; Vamos aprender: os movimentos do corpo; Vamos aprender: brincando com as palavras; Sementes do amanhã; e Expresso futuro.

Os conteúdos gerados são produzidos por professores da rede estadual de ensino, por meio da Rede Anísio Teixeira e do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) e são frutos, ainda, de parcerias com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, o Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED), a União dos Dirigentes Municipais (UNDIME) e organizações da sociedade civil.

A nova emissora pública está disponível ao lado do canal da TVE, alterando os aparelhos do final .1 para o final .2. Em Salvador e Região Metropolitana, o Educa Bahia será o canal 10.2. Já em Feira de Santana e no entorno, no 9.2 e assim nos demais municípios. Também será possível assistir à emissora pelo site (educabahia.ba.gov.br).

Para saber mais sobre a grade da programação, acesse: educabahia.ba.gov.br ou www.educacao.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo