
Contra todos os prognósticos médicos, o jovem baiano Rafael Sousa, de 25 anos, provou que a força de vontade pode transformar destinos. Diagnosticado com paralisia cerebral e desacreditado quanto à possibilidade de aprender a ler, ele acaba de lançar O Diário de Rafael, um emocionante relato de sua trajetória de superação, escrito na pequena cidade de Nova Itarana, no Vale do Jiquiriçá.
Desafiando todos os diagnósticos, Rafael Sousa, de 25 anos, transformou sua história em um poderoso exemplo de superação ao lançar a biografia O Diário de Rafael. Morador de Nova Itarana, no sudoeste da Bahia, ele nasceu com paralisia cerebral e, ainda na infância, ouviu que jamais seria capaz de aprender a ler — previsão que fez questão de provar equivocada.
Segundo a mãe do jovem, Rosângela Sousa, a previsão de que ele não aprenderia a ler surgiu após uma série de testes e exames que confirmaram o diagnóstico. A paralisia cerebral é causada por lesões ou alterações no cérebro que ocorrem durante o desenvolvimento, geralmente antes do nascimento.
“Quando ele nasceu, ele tinha paralisia cerebral e eu não sabia. Comecei a levar para os médicos e eles não me diziam nada. Até que o levei para um hospital de Salvador, e fiquei 10 anos ainda levando, para ver a evolução. Mas chegou um dia que os médicos falaram: ‘Mãe, ele vai depender muito de você na vida'”, afirmou, em entrevista à TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia na região.

Rafael mostrou que nenhuma previsão médica é capaz de superar a força da fé, da determinação e do amor de uma mãe. Com o apoio incansável de Rosângela Sousa, ele não só aprendeu a ler e escrever, como também transformou sua trajetória em um livro que hoje inspira milhares de pessoas. “Aquele menino que todos desacreditaram virou escritor!”, comemorou, emocionado.
O livro surgiu a partir de um diário pessoal onde Rafael registrava seus medos, desabafos e pequenas vitórias. Com o tempo, ele percebeu que sua história podia servir de inspiração para outras pessoas com deficiência ou que se sentem desacreditadas. “Transformar meu diário em livro foi meu jeito de dizer ao mundo: ‘Eu estou aqui. Eu venci. E você também pode.’”
A publicação foi realizada graças ao apoio da Lei Paulo Gustavo, criada para fomentar a cultura em homenagem ao ator e humorista. Desde o lançamento, em maio deste ano, Rafael tem compartilhado sua trajetória em entrevistas e levado sua mensagem a escolas por toda a Bahia, mostrando que todos têm um poder transformador dentro de si.
A matéria com as informações do livro está publicada também no site do Ministério da Cultura, veja!
Da Redação Criativa On Line
Com informações do G1 e A Repórter
